Numa ronda aos centros de saúde, a Agência de Notícias Inforpress, ficou a saber que a maioria dos serviços de saúde, no concelho da Praia, estão a agendar a vacinação, visto que, neste momento, estão com sobrecarga de trabalho por causa da vacinação contra covid-19, além das vacinas feitas aos recém-nascidos.
No Centro de Saúde de Achada Santo António, a Inforpress soube que a partir de hoje começou a ser agendada a vacinação para HPV, para que as crianças de 10 anos, nascidas em 2011, possam começar a ser vacinadas a partir de sexta-feira, no período a partir do meio dia (12:00).
“Estamos a agendar para podermos iniciar a vacinação na sexta-feira, 20, pois, hoje seria difícil, já que são as mesmas pessoas a fazerem estes trabalhos: a vacinar contra covid-19 e outros que estão a vacinar os recém-nascidos”, disse a enfermeira chefe, Helga Fontes, que admite a necessidade de se agendar a vacinação HPV para crianças de 10 anos.
No Centro de Saúde de Tira Chapéu, a responsável Elisabeth Mosso afirmou, também, que estavam a organizar a vacinação para poderem iniciar ainda esta semana, visto que o pessoal da enfermagem está a cumprir com a vacinação da covid-19 e bebés.
Já no Centro de Saúde de Achada Grande Trás, segundo as informações recolhidas, a vacinação iniciou hoje, mas a fluência ainda é “tímida”, visto que ninguém apareceu, até ao momento, para fazer a sua imunização.
Para receber a vacina, a menina de 10 anos deve apresentar no acto, o seu caderno de controlo vacinal e ser acompanhada pelo um dos pais.
A vacinação contra HPV lançada por Cabo Verde requer duas doses para garantir a imunização e será alargado a meninas com idade até 13 anos, a partir de 2022.
O papiloma humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, provocando infecções e o cancro de colo do útero. A vacina HPV, por prevenir essas doenças, é recomendada.