"Governo não tem sido neutro em relação a todas as todas as candidaturas" - Maria João Novais

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,5 out 2021 14:20

Mandatária nacional para as Mulheres da Candidatura de Presidencial de José Maria Neves, Maria João Novais
Mandatária nacional para as Mulheres da Candidatura de Presidencial de José Maria Neves, Maria João Novais Rádio Morabeza

A mandatária nacional para as mulheres da candidatura presidencial de José Maria Neves acusa o ministro das Comunidades, Jorge Santos, de visitar vários países da Europa, a custos elevados para o erário público, para fazer campanha eleitoral. Maria João Novais acusa igualmente o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de visitar São Tomé e Príncipe, fazendo doações em período proibido pelo código eleitoral.

A mandatária reagia assim às declarações de Filomena Gonçalves, que acusou o candidato presidencial José Maria Neves de “lançar suspeições” e “declarações irresponsáveis” sobre o uso de recursos públicos, para beneficiar candidatos nas campanhas eleitorais.

“Visitas que constituíram custos elevados para o erário público, e não tinham outra razão de ser nesta altura que não fosse a de fazer campanha eleitoral. A coincidência das agendas entre o governo e o candidato apoiado pelo MpD é impar, se isto não e utilização de meios públicos e violação da neutralidade e imparcialidade, então o que é ? Temos a visita oficial do primeiro-ministro a São Tomé e Príncipe, cerca de uma semana, com uma numerosa delegação incluindo representantes do poder local com pesados custos para o Estado fazendo doações num momento em que o código eleitoral o proíbe”, explica.

Maria João Novais, afirma ainda que o governo não tem sido neutro em relação a todas as todas as candidaturas.

''Temos uma completa colagem da figura do primeiro-ministro ao candidato apoiado pelo partido do Governo, aparecendo massivamente em outdoors espalhados em todo o país, em tempos de antena, pondo, de facto, em causa o distanciamento e a neutralidade que o governo deve ter em relação a todas as candidaturas. Temos a publicação em páginas da rede social de membros do governo, não estou a falar de páginas pessoais e o exemplo do vice-primeiro ministro onde claramente afirma " ku fé na Deus a partir de dia 17 de Outubro nho sta bai ser nós presidente ", exemplifica.

A campanha para as eleições presidenciais decorre até 15 de Outubro. As eleições estão marcadas para 17 de Outubro, com sete candidatos. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,5 out 2021 14:20

Editado porAndre Amaral  em  6 out 2021 9:53

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.