“Há uma consolidação da melhoria de SARS-CoV-2 no país”, DNS

PorDulcina Mendes,14 mar 2022 21:33

​O director Nacional de Saúde (DNS) disse esta segunda-feira, 14, que se continua a verificar uma melhoria da situação pandémica em Cabo Verde. Jorge Noel Barreto fez essa afirmação na habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica.

“Continuamos a verificar que há uma consolidação da melhoria, por mais uma semana, da situação epidemiológica, indicando que muito provavelmente a transmissão neste momento do vírus e de alguma variante no país esteja controlada”, aponta.

Segundo Jorge Noel Barreto, a taxa de positividade nas últimas duas semanas é de 0,5% e nas duas semanas anteriores era de 0,7%. E que há mais de um mês que não se registam óbitos. Todos os municípios do país estão com uma taxa de incidência acumulada abaixo de 25 por 100 mil habitantes, acrescentou ainda o Director Nacional de Saúde.

“Neste momento em termos da taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias, a nível nacional, temos 4 por 100 mil habitantes. Temos todos os concelhos com uma taxa de incidência acumulada inferior a 25 por 100 mil habitantes, o que é muito bom”, assinala.

A nível da vacinação disse que mais de 73% dos adultos já estão completamente vacinados, 13,5% já tomaram a terceira dose. A taxa de adolescentes com as duas doses da vacina está neste momento em 61,8%, mas Jorge Noel Barreto apela às pessoas a se vacinar.

Questionado sobre o relato de uma virose com sintomas gastrointestinais na cidade da Praia e se essas pessoas não devem ser testadas para COVID-19, o director Nacional da Saúde admite que situações do tipo devem ser avaliadas na perspectiva de casos suspeitos de COVID-19, mesmo quando não há sintomas respiratórios.

“De facto devem ser avaliados pelos médicos e deve-se ter em atenção a definição dos casos suspeitos de COVID-19. Já sabemos que os sintomas gastrointestinais e diarreia devem levantar alguma suspeita e obedecer alguma investigação que permita saber o que é que se está a passar”, sublinha.

O país conta neste momento com 1 caso activo, 55.453 recuperados, 401 óbitos, 43 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 55.907 casos positivos acumulados de COVID-19.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,14 mar 2022 21:33

Editado porAndre Amaral  em  28 nov 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.