COVID-19: Cabo Verde é o quarto país mais vacinado em África

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 abr 2022 9:46

​O director do Centro Africano de Prevenção e Controlo de Doenças (África CDC) disse hoje que Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe estão entre os dez países africanos com maiores taxas de vacinação da população.

"Dez países vacinaram mais de 35% da população: Seicheles, com 81%, Ruanda, com 64%, Ilhas Maurícias (76%), Cabo Verde (55%) Botsuana (54%), Tunísia (53%), Moçambique (43%), São Tomé e Príncipe (40%) e Lesoto (36%)", apontou John Nkengasong, durante a conferência de imprensa semanal para apresentação da evolução da pandemia de covid-19 em África, na qual disse que há 16,3% de africanos totalmente imunizados.

Note-se que a Africa CDC se refere à população total, enquanto os boletins de vacinação nacionais registam a percentagem de vacinados entre as populações alvo (maiores de 18 anos e maiores de 12). Até 17 de Abril, Cabo Verde já vacinara com a 1ª dose 85,9% dos adultos, 74,1% já tinham tomado a segunda dose e 16,6%, a dose de reforço. Em relação aos adolescentes 77,1% já tomou a 1ª dose e 63,3% já estão tomaram a segunda.

Testagem em África

Na apresentação dos dados, John Nkengasong disse que a taxa de contágios está a diminuir, mas defendeu que os governos devem continuar a apostar na testagem da população para conter a propagação da doença.

"Infelizmente, a testagem continua a diminuir, e eu peço aos Estados para continuarem a testar, porque estamos no meio de uma pandemia e a única maneira de controlar a doença é continuar a testar", disse Nkengasong, salientando que durante os últimos sete dias houve uma redução de 23% no número de testes, que desceram para 500 mil, dos quais resultou uma taxa de positividade de 11%, "ainda bastante elevada".

No total, desde o início da pandemia de covid-19, já houve 11,3 milhões de infecções, que resultaram em 251 mil mortes no continente, disse John Nkengasong, acrescentando que a tendência da última semana, de 11 a 18 de Abril, mostra um acréscimo de 16.500 novos casos, que representa uma diminuição de 21% face aos números da semana anterior.

"Os países com mais novos casos neste período foram a África do Sul, com mais 9 mil infecções, seguida do Egipto, Tunísia, Seicheles e Zâmbia", apontou o responsável.

Já relativamente ao número de mortes, o panorama é ainda mais positivo, havendo uma queda de 55% no número de óbitos, que desceram de 323 para 144 óbitos entre 11 e 18 de Abril, em comparação com os sete dias anteriores.

A média das últimas quatro semanas mostra também um abrandamento dos contágios, que desceram 7%, o mesmo acontecendo com o número de óbitos, que caiu 8%.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 abr 2022 9:46

Editado porA Redacção  em  3 jan 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.