COVID-19: Cabo Verde recebe 33.600 doses de vacinas pediátricas doadas pelos EUA

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 nov 2022 8:50

Os Estados Unidos da América (EUA) doaram a Cabo Verde mais 33.600 doses da vacina pediátrica Pfizer contra a covid-19, o segundo lote recebido, anunciou hoje fonte da Embaixada norte-americana na Praia.

“Trata-se de mais uma doação feita pelos EUA através do mecanismo Covax, em colaboração com a USAID - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Esta doação de vacinas pediátricas faz parte do compromisso do Presidente Biden de doar vacinas contra a covid-19 a países em todo o mundo”, indicou a mesma fonte.

Este segundo lote de vacinas pediátricas chegou à Praia na madrugada de segunda-feira e seguiu para o Depósito Central de Medicamentos de Cabo Verde. Junta-se ao lote recebido em 24 de Julho último, doado igualmente pelas autoridades norte-americanas, de 52.800 doses de vacinas pediátricas.

“Durante a segunda cimeira global sobre a covid-19, realizada em Maio, os EUA anunciaram o compromisso de expandir os tipos de doação de vacinas eficazes e seguras, de modo a incluir doses de reforços e doses pediátricas, para acelerar a cobertura global de vacinas e atender à procura dos países parceiros por doses pediátricas para crianças de 5 a 11 anos”, prosseguiu a fonte.

A vacina pediátrica da Pfizer é administrada com duas doses, num intervalo de 28 dias.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou em 10 de Outubro um nível global de vacinação contra a covid-19 de 86% da população, dia em que avançou a administração da vacina a cerca de 63 mil crianças dos 5 aos 11 anos.

“Nós ainda estamos em pandemia, apesar dos poucos casos registados em Cabo Verde. O que quer dizer que devemos continuar a nos proteger. Em todas as faixas etárias [na faixa dos 12 aos 17 anos arrancou em Dezembro de 2021] estamos com um nível global de vacinação à volta dos 86%”, afirmou o primeiro-ministro, ao lançar, na Escola Básica de Achada Grande, na Praia, a campanha de vacinação para crianças dos 5 aos 11 anos de idade.

“Vai permitir completar bem o processo”, garantiu, embora admitindo que os resultados, ao nível da terceira dose, administrada globalmente acima dos 12 anos, ainda são baixos, cifrando-se “à volta de 40%”.

O director nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, garantiu, no lançamento desta nova fase da campanha de vacinação, que a vacina é segura e espera a adesão dos pais ao processo.

“Esperamos até ao final do ano alcançar o maior número possível das cerca de 63 mil crianças deste grupo etário que existe em Cabo Verde. Contamos com o apoio de todos, a sensibilização vai ser muito importante e eu penso que as próprias crianças poderão sensibilizar os seus colegas para pedirem aos seus pais para que sejam vacinadas e assim consigamos estar até Dezembro mais protegidos, para que possamos festejar como há três anos não conseguimos”, apelou o responsável.

O chefe do Governo sublinhou a segurança do processo e deu conta que a vacina será administrada nas próprias escolas.

“Espero que os pais possam dar a devida autorização para as crianças se vacinarem. É bom continuar a proteger, porque isso só dignifica Cabo Verde enquanto país e as nossas instituições. Estamos no bom caminho para mantermos na lista dos países com o maior nível de vacinação no mundo”, disse o primeiro-ministro.

Cabo Verde conta com um total de 62.589 casos de covid-19 desde Março de 2020, que provocaram 410 mortes por complicações associadas à doença, e regista hoje 89 casos activos em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 nov 2022 8:50

Editado porSara Almeida  em  31 jul 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.