ICCA quer formar professores do pré-escolar em educação sexual

PorSheilla Ribeiro,27 nov 2022 7:24

O Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA) vai, no próximo ano, iniciar uma formação em educação sexual destinada a professores em toda a rede pública do ensino pré-escolar. A iniciativa está enquadrada no “Plano de Acção Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente 2022-2024” arrancada por essa instituição em Julho último.

Em declarações ao Expresso das Ilhas, a coordenadora do plano, Ana Amílcar, recorda que o actual plano é uma continuação do anterior de 2017-2019. Isto porque, segundo diz, entendeu-se que ainda existiam algumas acções, sobretudo no âmbito da prevenção e atendimento das vítimas, que precisavam ser reforçadas.

Por exemplo, aponta que ainda não existe uma base de dados unificada que permite ao Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente com mais coerência e mais precisão identificar os casos para não estar a falar de situações em duplicado quer a nível interno, quer a nível dos que dão entrada na Polícia Judiciária e no Ministério Público.

“Então, essa base de dados deverá ser uma resposta para termos maior exatidão dos números. Nesse âmbito, já temos um sistema de informação e de gestão de dados que irá fortalecer essa parte da questão”, anuncia.

O sistema que se encontra na fase de elaboração, conforme avança, foi financiado pela UNICEF e a instituição espera tê-lo pronto no próximo ano. O ICCA já dispõe de um manual, faltando apenas a capacitação, antes dele ser disponibilizo.

Desafios do plano

Segundo Ana Amílcar, o primeiro passo na implementação do novo Plano de Acção Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente foi a partilha a nível interno.

Isto porque foi elaborado através de uma consultoria e a instituição entende que, inicialmente, a nível interno, todo o staff, a nível nacional, deveria conhecê-lo, saber as demandas, os desafios internos e o desafio a nível de cada município.

“Digamos que um dos principais desafios é assegurar a prontidão de resposta de todas as entidades envolvidas. Porque o plano tem essa abordagem multisectorial. Não é só o ICCA, não é só o sector de protecção da criança, é também o sector da educação, da saúde, o turismo, o Ministério das Finanças, a área de formação profissional, portanto, vários sectores”, afirma.

Um outro desafio deste plano tem a ver com a mobilização financeira. Este ano, Ana Amílcar refere que houve financiamento apenas da UNICEF e que para o ano, ao longo de toda a implementação do plano, terão de ser mobilizados recursos.

A responsável apresenta também como desafio fazer com que a própria sociedade se engaje nessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra as crianças.

“Este é um grande desafio porque estamos a falar sobretudo de uma temática que é complexa. São um conjunto de factores no âmbito sócio-cultural, a nível individual que fazem com que causa e solução não sejam únicas”, fundamenta.

Eixos

O novo plano, explicou a coordenadora, tem cinco eixos, sendo o primeiro a participação das crianças e adolescentes; o segundo, a prevenção; o terceiro, o atendimento; o quarto a responsabilização, ligada ao cumprimento da lei; e, por último, o eixo da mobilização e articulação quer dos parceiros, quer da parte de assistência técnica e financeira.

O eixo da participação tem a ver com o incentivar à participação das crianças e dos adolescentes desde a elaboração dos planos municipais, implementação e seguimento.

“A nível local, existe um comité municipal de defesa dos direitos da criança e dos adolescentes e é exatamente nesse comité que haverá a presença de representante da criança e do adolescente”, indica.

Apesar de ser um desafio, Ana Amílcar assegura que já há participação de crianças e adolescentes, sobretudo na ilha de Santo Antão, onde há esta experiência desde o plano anterior.

Realça, inclusive, que a participação neste eixo, no âmbito das crianças, se dará através de acções relacionadas a grupo de pares na mesma faixa etária, falarem sobre esse assunto, capacitarem, trocarem informações, criar acções de comunicação, panfletos que contribuem para a maior disseminação da informação.

“A prevenção é considerada uma das abordagens essenciais no combate a essa violência. Temos a parte da educação sexual nos jardins da infância, a partir dos quatro anos de idade, pelo que vamos começar com a definição de um programa de formação dos professores em toda a rede pública do ensino pré-escolar”.

“A formação vai ser para o ano, porque neste momento já começamos a ter encontros com todas essas entidades responsáveis cuja acção está na alçada da Direcção Nacional da Educação. Já tivemos esse encontro, já estão a par desta iniciativa e já estamos a preparar para isso”, anuncia.

Questionada sobre os dados de abuso sexual de menor, Ana Amílcar não avançou com os números, justificando com o facto de a instituição não ter uma base de dados unificada.

Entretanto, apela a todos para a responsabilidade na prevenção, na denúncia de casos, mesmo que não aconteça directamente com um familiar.

Texto publicado originalmente na edição n.º 1095 do Expresso das Ilhas de 23 de Novembro

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,27 nov 2022 7:24

Editado porSara Almeida  em  19 ago 2023 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.