SIACSA denuncia desrespeito aos direitos trabalhistas nas Câmaras Municipais

PorSheilla Ribeiro,21 jul 2023 11:12

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias de Cabo Verde (SIACSA), Gilberto Lima, denunciou hoje que a maioria das câmaras municipais continua a não observar os direitos trabalhistas, especialmente no que diz respeito à actualização salarial.

“As câmaras Municipais, na sua maioria, ainda continuam a não observar os direitos de actualização salarial de 2023”, denunciou em conferência de imprensa realizada na sede do SIACSA.

Gilberto Lima destacou especificamente a situação preocupante na Câmara Municipal da Praia (CMP).

Segundo o sindicato, a administração da CMP tem tentado diminuir a categoria profissional dos controladores de pessoal de limpeza urbana, forçando-os a serem transferidos para a lixeira municipal.

Isso significaria que os controladores de limpeza urbana seriam rebaixados a controladores da lixeira.

"Estamos acompanhando atentamente o processo e avaliando as opções legais para reverter essa questão", afirmou Gilberto Lima, enfatizando a importância de garantir os direitos e a dignidade dos trabalhadores envolvidos.

Outra situação “problemática” destacada por Gilberto Lima na Câmara Municipal de S. Vicente, onde segundo disse, os responsáveis pelos diversos pelouros têm falhado em respeitar os direitos trabalhistas, desconsiderando a legislação vigente e não dialogando de forma construtiva com os sindicatos.

"A Câmara Municipal de São Vicente não está a cumprir com suas obrigações perante os Bombeiros e os trabalhadores dos cemitérios. Eles não aplicam os seguros de risco devidos, retiram subsídios aos bombeiros e deixam de realizar a atualização salarial", denunciou Gilberto Lima, expressando sua preocupação com o tratamento injusto dado aos trabalhadores municipais nessa região.

Autoria:Sheilla Ribeiro,21 jul 2023 11:12

Editado porAndre Amaral  em  14 abr 2024 23:27