Piroga dá à costa da ilha do Sal com 46 sobreviventes - PN

PorExpresso das Ilhas, Lusa,15 ago 2023 8:36

​Uma piroga que terá partido com cerca de 100 pessoas de um país africano foi encontrada junto à ilha do Sal na segunda-feira com 46 sobreviventes, anunciou a Polícia Nacional (PN).

Em comunicado divulgado na noite de segunda-feira, a polícia nacional avançou que recebeu uma comunicação de um pesqueiro espanhol que terá encontrado uma piroga uma embarcação de boca aberta, aproximadamente a 150 milhas (278 quilómetros) a norte da ilha do Sal, com 46 pessoas a bordo.

“Devido a dificuldades em rebocar a piroga, os sobreviventes foram transferidos para o referido pesqueiro e estão a caminho da ilha do Sal", indicou ainda a mesma fonte.

A PN disse que as 46 pessoas resgatadas da embarcação deverão chegar ao Sal hoje, por volta das 11:00.

A polícia informou ainda que todas as autoridades já foram accionadas visando a assistência humanitária à chegada, bem assim os procedimentos de controlo policial e fronteiriço.

De acordo com informação recolhida no momento do resgate, no início da viagem, cujo país ainda não foi identificado, a piroga tinha a bordo cerca de 100 pessoas, avançou a PN, sem referir qual o destino dos restantes passageiros.

Tem sido frequente embarcações darem à costa. O caso mais recente aconteceu em Janeiro, quando uma piroga chegou à ilha da Boa Vista com 90 migrantes africanos a bordo e dois já mortos.

Segundo o levantamento feito pela Câmara da Boa Vista, contavam-se entre os migrantes 56 senegaleses, 26 nacionais da Gâmbia, cinco da Guiné-Bissau, um da Serra Leoa, um da Guiné-Conacri e um do Mali.

Na altura, o Presidente da República, José Maria Neves, pediu a criação de condições para prevenir a chegada de migrantes e o seu acompanhamento.

Em Novembro, Cabo Verde e Senegal manifestaram a vontade de reforçar a cooperação e trabalhar em conjunto com outros Estados africanos para combater a imigração ilegal, dias após uma embarcação com 66 imigrantes senegaleses dar à costa na ilha do Sal.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,15 ago 2023 8:36

Editado porSara Almeida  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.