No início desta semana, uma delegação da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) e de uma equipa de técnicos de Águas de Portugal Internacional estiveram de visita à ilha para apresentação do plano sanitário.
Segundo o vereador, o plano sanitário contempla acções ligadas ao tratamento de águas residuais, sistema de drenagem, selagem da antiga lixeira a céu aberto, valorização de embalagem dos vidros e dos resíduos de construção e demolição, assim como acção de formação ao pessoal de saneamento nas várias vertentes do plano.
O estudo está a ser realizado por uma equipa técnica de Águas de Portugal Internacional e de outras empresas ligadas ao sector e enquadra-se no âmbito do protocolo existente entre o Ministério do Ambiente de Cabo Verde e o Fundo de Ambiente de Portugal.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento tinha realizado, em 2015, um plano sanitário para a Região Fogo/Brava, e segundo o vereador é na sequência deste plano que agora se pretende realizar estudos para a sua actualização.