O exercício vai decorrer até o dia 08 de Abril, em duas fases, e nele participam 22 militares da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire e 40 militares das Forças Armadas de Cabo Verde, divididos em dois grupos de 20, incluindo aviadores, médicos e mecânicos.
A mesma fonte perspectiva que seja mais um “momento alto” da parceria firmada entre as duas partes a 04 de Fevereiro de 2022, com o propósito comum de reforçar capacidades nacionais através de intercâmbios militares, numa relação que se deseja “profícua, duradoura e de ganhos para todos”.
O exercício que se inicia hoje busca a troca de experiências e o reforço dos conhecimentos dos militares cabo-verdianos a nível de operações de busca e salvamento, através do treinamento avançado numa variedade de cenários práticos com recurso a utilização de helicópteros.
A primeira fase do exercício decorre de hoje ao dia 26, e a segunda de 26 de Março a 08 de Abril, sendo que o ponto alto ocorre no dia no dia 28 com a cerimónia oficial com a presença de autoridades de Cabo Verde e dos EUA.