Com o tema "Todos pela Saúde, Saúde para Todos", a 77ª AMS abordará questões críticas como a prevenção, preparação e resposta a pandemias (PPRP), o financiamento da OMS e ameaças emergentes à saúde, incluindo resistência antimicrobiana e mudanças climáticas.
Segundo uma nota do Governo, a agenda inclui discussões sobre a erradicação da poliomielite, malária e HIV, aumento do acesso à cobertura universal de saúde e imunização, e melhorias nos resultados de saúde materna e reprodutiva.
Entre os pontos altos da Assembleia, espera-se que os Estados-Membros apresentem planos para melhorar os mecanismos de PPRP. A WHA77(sigla em inglês para "World Health Assembly 77", ou seja, a 77ª Assembleia Mundial da Saúde) marca um importante prazo para alterações ao Regulamento Sanitário Internacional de 2005 e para a adopção de um novo acordo sobre pandemias.
Durante o evento, serão realizadas mesas redondas estratégicas, onde delegados da AMS, agências parceiras, representantes da sociedade civil e especialistas da OMS discutirão prioridades globais de saúde pública.
Paralelamente, a Ministra Filomena Gonçalves participará de encontros específicos, incluindo uma cerimónia onde Cabo Verde, mais uma vez, será premiado por ter alcançado o Certificado de país livre de paludismo.
A delegação cabo-verdiana inclui a Directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz, o Coordenador do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo, António Moreira, e a Coordenadora do Programa Nacional de Segurança do Doente, enfermeira Edite Silva.
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão da OMS, onde são determinadas as políticas da organização, onde é nomeado o Director-Geral, são supervisionadas as políticas financeiras e aprovados os orçamentos do programa. O evento anual em Genebra é uma oportunidade crucial para coordenar esforços globais em saúde pública e garantir um futuro mais saudável para todos.