Governo dos EUA e de Cabo Verde inauguram planta de mini-redes solares em Chã das Caldeiras
O governo dos Estados Unidos, através da sua embaixada e do Power Africa, o Governo de Cabo Verde, e o sector privado inauguraram hoje uma nova planta de mini-redes solares de energia limpa em Chã das Caldeiras, no Município de Santa Catarina do Fogo.
O projecto, financiado pelo Fundo de Energia Renovável da CEDEAO (EREF), envolveu a instalação de uma planta de mini-rede solar fotovoltaica de 40 quilowatts (kW), equipada com armazenamento de bateria de 150 kW e um gerador de 50 kW.
Segundo um comunicado da Embaixada dos EUA, este sistema fornecerá electricidade à comunidade de 800 pessoas de Chã das Caldeiras, localizada a cerca de 1700 metros de altitude.
A mesma fonte refere que com a nova mini-rede, espera-se que os jovens possam permanecer e trabalhar na vila, agora com acesso à internet, permitindo que as crianças estudem após o anoitecer e apoiando novos e existentes negócios, incluindo uma adega e uma unidade de engarrafamento.
"A parceria com o sector privado e público está no cerne de como o Power Africa torna soluções eficazes como esta mini-rede uma realidade. É emocionante ver comunidades como Chã das Caldeiras beneficiarem dos abundantes recursos de energia limpa do país” disse Jennifer Adams, a Embaixadora designada dos EUA em Cabo Verde,citada no comunicado.
O Power Africa, uma iniciativa liderada pelo governo dos EUA, visa dobrar o acesso à electricidade na África subsariana, aproveitando recursos do sector público e privado.
homepage








