Desde o início da epidemia, Cabo Verde registou um total de 6.568 casos notificados, dos quais 4.146 foram confirmados. Até o momento, os dois óbitos acumulados foram reportados no concelho da Praia e nos Mosteiros.
A Praia continua a liderar em número de casos suspeitos, com 4.283, seguida de Mosteiros, com 759, e de São Filipe, com 720. O número de casos confirmados segue a mesma tendência, com a Praia contabilizando 3.075 casos, seguida dos Mosteiros, com 341, e de São Filipe, com 272.
As ilhas de Santo Antão e São Nicolau permanecem sem registo de casos de dengue. As autoridades de saúde reforçam a importância de continuar com as medidas de prevenção e controle da doença, especialmente em áreas com maior incidência de casos.
"Dengue é uma doença aguda infeciosa febril, transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti. Os sintomas mais frequentes são: febre, dores de cabeça, dores no corpo, dores atrás dos olhos, erupção cutânea, diarreia e vómitos", explica o ministério que recomenda que as pessoas ao sentirem "ao menos um dos sintomas referidos, deve procurar o atendimento médico para ter orientações específicas".
Recomendações do Ministério da Saúde
Para a prevenção da disseminação desta doença nas comunidades é necessário o engajamento muito forte de todos, desde os níveis individual, comunitário e institucional, com ações direcionadas ao combate ao mosquito e à diminuição de exposição a picadas deste. Ao nível individual e no contexto domiciliar é importante que:
- Lave todas as vasilhas e reservatórios, por exemplo, bidões, pratos dos vasos de planta, com água e sabão, pelos menos uma vez por semana;
- Lave as cisternas e tanques antes de reabastecimento;
- Limpe frequentemente as calhas;
- Mantenha o pátio/terraços/quintal sem entulhos;
- Não deixe água acumulada em nenhum lugar;
- Coloque redes nas janelas;
- Coloque o lixo no contentor;
- Use roupas frescas e largas que cubram a maior área corporal.