Em declarações ao Expresso das Ilhas, o presidente da AdS confirmou que a capital enfrenta problemas na distribuição de água desde o dia 29 de Dezembro devido a uma avaria num transformador da EDEC, mas que a situação já apresenta melhorias e a normalização está em andamento.
“Desde sábado, a capacidade de produção melhorou consideravelmente, embora parcialmente, e estamos a ajustar a distribuição para atender os bairros de forma equitativa”, afirmou Nilton Duarte.
Para minimizar os impactos, a Águas de Santiago garante que adoptou um plano de contingência, redistribuindo a água de maneira equilibrada entre os bairros. O presidente da AdS ressaltou que o tamanho da cidade e a complexidade dos sectores hidráulicos podem atrasar a percepção da normalização pelos moradores, mas garantiu que a empresa está empenhada em resolver o problema rapidamente.
“Temos um plano de contingência que reduz equitativamente a distribuição de água. Não há discriminação entre bairros; a nossa prioridade é mitigar os efeitos dessa falta de água”, disse.
Acrescentou ainda que eventuais problemas pontuais em prédios ou residências devido à pressão insuficiente estão a ser resolvidos pela equipa técnica da empresa.
Nilton Duarte ressaltou os investimentos da EDEC no programa de eficiência hídrica como fundamentais para enfrentar a situação com menor impacto.
“Esses investimentos permitiram que a gestão da situação de contingência fosse feita com mais facilidade, algo que seria muito mais complicado sem essas medidas”, enfatizou.
Por fim, Nilton Duarte pediu a compreensão da população pelos transtornos e reforçou o compromisso da Águas de Santiago em resolver o problema o mais rápido possível.
“Estamos a trabalhar para resolver o problema quanto antes”.