Nota de Esclarecimento da AdS

PorÁguas de Santiago (AdS),12 set 2025 17:10

Na sequência da notícia publicada pelo jornal Expresso das Ilhas no passado dia 03 de Setembro do corrente ano, sobre a qualidade da água nos concelhos da Praia e São Domingos, a Águas de Santiago (AdS) considera importante esclarecer o seguinte:

1. Sobre o estudo referido – A informação apresentada, conforme o esclarecimento posterior do Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, baseia-se num estudo realizado em 2022, e não em dados atuais. A divulgação sem este enquadramento temporal pode induzir a opinião pública em erro quanto à situação presente. 

2. Âmbitos distintos – O estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) teve um objetivo distinto daquele que compete à AdS. Enquanto o INSP pode analisar a água em diferentes pontos, pelo que parece, incluindo locais de armazenamento doméstico, a responsabilidade da AdS é garantir que a água fornecida até ao ponto de entrega ao consumidor (rede pública e ramal domiciliário) cumpre todos os padrões legais de potabilidade. A gestão e higienização de reservatórios ou depósitos residenciais não são da responsabilidade da AdS . 

3. Evolução da qualidade da água – A AdS tem evolutivamente implementando melhorias significativas nos sistemas de captação, tratamento e distribuição, assegurando uma qualidade superior da água entregue aos consumidores. 

4. Resultados recentes – As análises laboratoriais mais recentes, realizadas de forma contínua e em conformidade com a legislação nacional e padrões internacionais, comprovam que a água distribuída pela AdS é própria para consumo humano. 

5. Compromisso com a transparência – A AdS dispõe de registos das análises realizadas em julho do presente ano, nas localidades de Palmarejo, as quais confirmaram a conformidade e a boa qualidade da água distribuída. Não obstante, na sequência da notícia descontextualizada que induz em erro e gera confusão junto dos cidadãos, a AdS procedeu de imediato à realização de novas análises nas localidades de Palmarejo e São Domingos, que novamente atestaram a qualidade da água fornecida. 

6. Reafirmação da confiança – A AdS garante que a água fornecida cumpre integralmente os parâmetros de potabilidade, assegurando assim a proteção da saúde pública.

Com este esclarecimento, a AdS reafirma o seu compromisso em entregar água de qualidade, sublinhando que qualquer problema identificado em depósitos ou sistemas internos de armazenamento residencial não se encontra sob a sua responsabilidade direta.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Águas de Santiago (AdS),12 set 2025 17:10

Editado porAndre Amaral  em  12 set 2025 19:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.