Segundo o documento, foram nomeados, em regime de comissão de serviço, Hamilton Jair Lopes Fernandes, presidente; Vânia Cristina Mendes Fernandes Rodrigues, vogal executiva; Dilma Cilene Gomes da Cruz, vogal executiva.
Assim, Jair Fernandes substitui Humberto Elísio Santos Lélis que deixa o Conselho Diretivo daquela instituição com Maria Ester Cardoso de Carvalho e Francisco Coelho Martins.
Fernandes foi presidente do Instituto do Património Cultural até Fevereiro de 2023 e depois foi nomeado administrador da Inforpress - Agência Cabo-verdiana de Notícias após o Governo de Cabo Verde exonerar, José Vaz Furtado do cargo.
O Instituto do Turismo de Cabo Verde, criado pelo decreto-lei 37/2019, tem, entre as suas atribuições, a missão de regular e fiscalizar o sector turístico, implementar políticas, estudos, análises nacionais e tendências internacionais no sector e promover Cabo Verde como destino turístico.
O ITCV tem duas delegações, uma em São Vicente, para dar cobertura às ilhas do norte e outra na cidade da Praia, abrangendo a região sul do arquipélago.