O anúncio foi feito durante a cerimónia de comemoração do Dia Internacional dos Enfermeiros.
“Com a entrada destes profissionais, damos um passo importante para atenuar o défice de pessoal de enfermagem e assegurar um serviço de saúde mais próximo e eficiente para todos os cabo-verdianos”, afirmou.
A lista definitiva com os resultados do concurso especial de reserva de recrutamento para Enfermeiros Graduados de Nível I já foi publicada, encerrando oficialmente um processo que iniciou em Dezembro de 2023, com a abertura do Concurso n.º 12/MS/2023.
No total, foram recebidas cerca de 530 candidaturas, das quais 387 resultaram em admissões e 10 em reprovações. Os candidatos admitidos são provenientes de todas as ilhas do país, entretanto, a ilha de Santiago, teve a maior representatividade.
Segundo o Governo, o processo selectivo decorreu em quatro fases, sendo a triagem curricular, provas de conhecimento, avaliação de competências, motivação e aptidões, e entrevista de seleção.
Relativamente ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) dos enfermeiros, Jorge Figueiredo garantiu que o diploma será submetido em breve ao Conselho de Ministros.
O plano prevê melhorias salariais, nas condições de trabalho e de vida dos profissionais de enfermagem, e tem como meta valorizar a carreira e promover maior qualidade na prestação dos cuidados de saúde.