​Presidente da Assembleia da República Portuguesa visita Cabo Verde em Março

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,22 fev 2018 9:23

Ferro Rodrigues
Ferro Rodrigues(expresso.sapo.pt)

O presidente da Assembleia da República portuguesa, Ferro Rodrigues, chega a Cabo Verde a 05 de Março para uma visita oficial de dois dias, para a assinatura de um novo protocolo de cooperação com a sua congénere cabo-verdiana.

A informação foi revelada à imprensa pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, a saída da audiência com o chefe de Estado, no quadro da constituição institucional que marca a relação entre o Parlamento e a Presidência da República, afirmando que está expectante face às “relações históricas” entre as duas assembleias.

O protocolo vai abranger temáticas consideradas fundamentais como a comunicação e abertura do Parlamento à sociedade, virado para a modernização e a formação, dada a “grande valência e experiência” da Assembleia da República em áreas específicas parlamentares e a assistência técnica, face a aprovação do novo regimento funcional e o funcionamento da Assembleia Nacional em sessões quinzenais.

Ainda no quadro da agenda diplomática parlamentar, Jorge Santos anunciou para o mês de Maio a realização da Assembleia Parlamentar da Francofonia, na Cidade da Praia, evento que vai contar com a participação de países africanos (francófonos) e delegações da França, Canadá, Luxemburgo e da Bélgica.

Jorge Santos ressalvou que neste encontro os dois dirigentes inteiraram-se sobre a Cimeira dos Chefes de Estados da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, CPLP, 17 e 18 de Junho, na ilha do Sal, da qual Cabo Verde prepara-se para assumir a presidência, assim como da Assembleia Parlamentar desta comunidade lusófona, na Cidade da Praia, evento que se espera o envolvimento das delegações de todos os países da expressão portuguesa.

Para o mês de Maio, o presidente da Assembleia Nacional anunciou a vinda da vice-presidente do parlamento da França para uma visita com o grupo parlamentar francês.

A nível da política interna, disse que se debruçaram sobre a sua recente visita às Forças Armadas, tendo partilhado as preocupações levantadas a nível do Estatuto dos Militares, da necessidade de uma nova visão e consolidação da organização militar a nível nacional.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,22 fev 2018 9:23

Editado porFretson Rocha  em  21 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.