​Portugal apoia Cabo Verde na instalação da televisão da Assembleia Nacional

PorExpresso das Ilhas, Lusa,2 mar 2018 16:08

Portugal e Cabo Verde assinam na próxima semana um protocolo de cooperação em que um dos pontos mais importantes é a instalação da televisão do parlamento cabo-verdiano, um projecto que vai contar com apoio técnico português.

A instalação da televisão do parlamento cabo-verdiano é um dos pontos mais importantes do protocolo que será assinado no âmbito da visita a Cabo Verde do presidente da Assembleia da República portuguesa, Ferro Rodrigues.

O presidente do parlamento português chega a Cabo Verde no domingo para a sua primeira visita oficial ao país, que vai arrancar na segunda-feira, dia em que será assinado o protocolo.

"Um dos projectos mais importantes deste protocolo é o projecto de comunicação parlamentar, que incluiu não só a modernização da comunicação, mas também a instalação da televisão do parlamento", apontou hoje o presidente da Assembleia Nacional cabo-verdiana, Jorge Santos, em conferência de imprensa.

"Estamos em discussão, as equipas técnicas nacionais e portuguesa, para não ficarmos apenas na Web TV, mas também partir para o canal de televisão do parlamento. Este é um dos grandes desafios", prosseguiu o chefe da casa parlamentar cabo-verdiana.

O protocolo entre os dois parlamentos tem ainda como projecto importante o sistema de segurança da Assembleia Nacional de Cabo Verde, que pretende eliminar os muros e abrir o parlamento à sociedade.

O presidente da Assembleia Nacional cabo-verdiana disse que os dois parlamentos contam com dezenas de projectos conjuntos, sobretudo de formação nos domínios do processo legislativo e parlamentar, mas querem executar outros.

"A relação que existe entre o nosso parlamento e o de Portugal é muito funcional e nesta visita vamos fazer uma avaliação dos projectos em curso e lançar novos projectos", prosseguiu Jorge Santos.

Ainda na segunda-feira, haverá um encontro alargado entre os dois parlamentos, com a participação de todos os deputados, sujeitos parlamentares e do Governo cabo-verdiano.

No mesmo dia, está também marcado um encontro entre os grupos de amizade dos parlamentos português e cabo-verdiano. 

Na terça-feira, a delegação parlamentar portuguesa vai visitar o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. 

Ferro Rodrigues e a delegação vão ainda visitar a Cidade Velha, sítio histórico Património Mundial da Humanidade e instituições que já têm cooperação com Portugal. 

"Portugal é um dos países de melhor e maior cooperação com Cabo Verde, são laços históricos, existe uma cumplicidade histórica com Portugal e com os portugueses e, por isso, a Assembleia Nacional de Cabo Verde está a pôr todo o interesse e oficialidade nesta visita da Assembleia da República de Portugal", salientou. 

Ferro Rodrigues será acompanhado por uma "alta delegação" parlamentar, com todos os vice-presidentes e os líderes parlamentares da Assembleia da República, acrescentou Jorge Santos, que convocou a imprensa para dar conta da sua agenda nos próximos meses. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,2 mar 2018 16:08

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.