"Não é normal que tenha havido essa redução tão drástica de bolsas de estudo", diz Janira

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,12 abr 2018 15:15

O Governo fez uma redução drástica das bolsas de estudo. A afirmação é da presidente do PAICV, feita hoje, em mais uma etapa do périplo de visitas efectuadas às instituições de ensino superior do país.

Janira Hopffer Almada falava aos jornalistas durante a deslocação à Universidade Jean Piaget, no Palmarejo. A líder do PAICV diz que há uma grande dificuldade dos alunos em assumir o pagamento das propinas.

"Isso tem muito a ver seguramente com a redução drástica que o Governo fez às bolsas de estudo, mas também, aos subsídios para as jovens de famílias carenciadas", acredita.

Janira Hopffer Almada quer conhecer a agenda do Governo para o ensino superior e que apoios estão previstos para as famílias que tem poucos rendimentos.

“O que pensa, por exemplo, sobre a matéria de comparabilidade dos nossos parâmetros com os parâmetros internacionais? Que medidas de incentivos e de financiamento para as instituições de ensino superior, nas respectivas das instituições, mas também de apoio às famílias que têm poucos rendimentos?", questiona. 

"Porque não é normal que tenha havido, em dois anos, essa redução tão drástica no número de bolsas de estudo, quando o discurso propagado é de que há crescimento económico no país. Não é normal que a FICASE, tenha reduzido de forma tão drástica o número de jovens beneficiários, quando o Primeiro-Ministro propala que o pais está a crescer”, avança.

Já na semana passada, Filomena Martins, deputada do PAICV, tinha alertado para a redução do número de novos ingressos no ensino superior, há dois anos consecutivos. Na altura, o maior partido da oposição descreveu como "difícil" o diálogo entre a tutela e a Direcção Geral do Ensino Superior, e acusou a ministra Maritza Rosabal de descaso em relação ao ensino superior.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,12 abr 2018 15:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.