Janira Hopffer Almada falava aos jornalistas durante a deslocação à Universidade Jean Piaget, no Palmarejo. A líder do PAICV diz que há uma grande dificuldade dos alunos em assumir o pagamento das propinas.
"Isso tem muito a ver seguramente com a redução drástica que o Governo fez às bolsas de estudo, mas também, aos subsídios para as jovens de famílias carenciadas", acredita.
Janira Hopffer Almada quer conhecer a agenda do Governo para o ensino superior e que apoios estão previstos para as famílias que tem poucos rendimentos.
“O que pensa, por exemplo, sobre a matéria de comparabilidade dos nossos parâmetros com os parâmetros internacionais? Que medidas de incentivos e de financiamento para as instituições de ensino superior, nas respectivas das instituições, mas também de apoio às famílias que têm poucos rendimentos?", questiona.
"Porque não é normal que tenha havido, em dois anos, essa redução tão drástica no número de bolsas de estudo, quando o discurso propagado é de que há crescimento económico no país. Não é normal que a FICASE, tenha reduzido de forma tão drástica o número de jovens beneficiários, quando o Primeiro-Ministro propala que o pais está a crescer”, avança.
Já na semana passada, Filomena Martins, deputada do PAICV, tinha alertado para a redução do número de novos ingressos no ensino superior, há dois anos consecutivos. Na altura, o maior partido da oposição descreveu como "difícil" o diálogo entre a tutela e a Direcção Geral do Ensino Superior, e acusou a ministra Maritza Rosabal de descaso em relação ao ensino superior.