SOFA deixa Janira com dúvidas

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,19 jun 2018 15:23

1

Janira Hopffer Almada e Jorge Carlos Fonseca
Janira Hopffer Almada e Jorge Carlos Fonseca(Rádio Morabeza)

O acordo de cooperação entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América - ‘Status Of Forces Agreement’ (SOFA) - e a regionalização foram dois dos pontos abordados esta manhã, na Praia, no encontro entre a líder do PAICV e o Presidente da República.

Janira Hopffer Almada continua com muitas dúvidas no que diz respeito ao acordo de cooperação militar entre Cabo Verde e os Estados Unidos. A líder do PAICV fez questão de mostrar a sua preocupação.

"O que nos preocupa, fundamentalmente, são os artigos 3º e 12º do acordo. O artigo 3º, sobre os privilégios e as suas imunidades, em que Cabo verde, prescinde, entre aspas, da sua jurisdição penal. O artigo 12º, em que Cabo Verde também renuncia à possibilidade de demandar o pessoal ao abrigo deste estatuto, por qualquer acto que seja cometido aqui no país", explica.

A líder do PAICV vai pedir um encontro de carácter urgente com o Primeiro-Ministro, de modo a conhecer todos os dados do acordo.

Relativamente à regionalização, Janira Hopffer Almada manifestou ao Presidente da República a sua surpresa pelo agendamento unilateral do debate sobre o tema, no Parlamento.

"Tendo consciência que o PAICV tem a sua proposta no parlamento, estando consciente que é preciso a maioria qualificada de dois terços para aprovação deste diploma e não ter procurado nenhuma aproximação, nenhum diálogo, nenhuma articulação com o maior partido da oposição", estranha.

A audiência de Jorge Carlos Fonseca à presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde durou cerca de uma hora.

Janira Hopffer Almada também fez saber que foram igualmente discutidos diplomas que o PAICV irá brevemente levar ao parlamento, nomeadamente a regularização dos cidadãos da CEDEAO residentes no país.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,19 jun 2018 15:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 mar 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.