A afirmação é da deputada do PAICV, Filomena Martins, proferida ao final da manhã desta sexta-feira, em conferência de imprensa, na cidade do Mindelo, na sequência da visita dos deputados do PAICV ao círculo eleitoral de São Vicente.
Filomena Martins acusa também a ministra que tutela o ensino superior de ter estado apenas por uma vez nas instalações da universidade pública, em Mindelo.
“E de nunca ter estado em nenhuma universidade privada, isto por si só é sintomático (...) O diálogo também tem sido muito difícil com a Direcção Geral do Ensino Superior e da Ciência, a quem cabe a supervisão do próprio sistema. Estes dois sintomas são indicativos de que alguma coisa está mal”, explica.
A deputada diz que o número de novos ingressos no ensino superior terá caído para metade e que há dois anos consecutivos que o orçamento do sector vem diminuindo.
“O número de ingressos diminuiu em cerca de cinquenta por cento, uma redução substancial. Este indicador deveria ser sinal de que urge revisitar as politicas sociais de apoio ao ensino superior e universitário. Esta questão torna-se muito mais grave, quando verificamos que, há dois anos, também o orçamento para o ensino superior diminuiu”, avança.
Outro alvo das críticas de Filomena Martins é a Câmara Municipal de São Vicente, a propósito do festival de música que acontece este fim-de-semana, na Baía das Gatas. Entende a deputada que o investimento poderia ser aplicado no apoio aos jovens, precisamente, a nível do ensino superior.