​China quer que relação com Cabo Verde seja modelo de “tratamento igual”

PorExpresso das Ilhas, Lusa,6 set 2018 14:32

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje ao primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que Pequim quer tornar a relação bilateral "num modelo do princípio de tratamento igual" para todos os países, "independentemente da dimensão".

Os dois líderes estiveram hoje reunidos, na sequência do Fórum de Cooperação China/África, que se realizou esta semana, e trouxe a Pequim dezenas de chefes de Estado e de Governo do continente africano.

Citado pela agência noticiosa oficial Xinhua, Xi Jinping afirmou que Pequim quer "reforçar o vínculo entre as estratégias de desenvolvimento de Cabo Verde" e "expandir a cooperação em áreas como infra-estrutura e economia do mar".

Xi apelou a um apoio mútuo "mais firme" em questões envolvendo os respectivos "interesses fundamentais" dos dois países.

O líder chinês enalteceu ainda a participação de Cabo Verde na iniciativa Nova Rota da Seda, lançada por Pequim, e que inclui novos portos, aeroportos ou centrais eléctricas, visando conectar Europa, Ásia Central, África e sudeste Asiático.

Xi Jinping prometeu já um investimento da China no continente africano, nos próximos três anos, de 60.000 milhões de dólares, no âmbito daquela iniciativa.

O também secretário-geral do Partido Comunista Chinês afirmou que Pequim presta "especial atenção" às preocupações de Cabo Verde como um pequeno país insular, afirmando que a China está disposta a reforçar a coordenação em assuntos como as alterações climáticas e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, da ONU.

Durante a abertura do Fórum China/África, Xi Jinping prometeu um perdão de dívida para alguns dos países do continente, incluindo pequenas nações insulares, mas sem detalhar quais.

O primeiro-ministro cabo-verdiano reafirmou o compromisso com o princípio de uma só China - visto por Pequim como uma garantia de que Taiwan é parte do território chinês -, e a vontade em participar na Nova Rota da Seda.

Ulisses Correia e Silva esteve na quarta-feira na Nova Área de Binhai, na cidade portuária de Tianjin, a cerca de 120 quilómetros de Pequim.

O responsável cabo-verdiano disse a Xi Jinping que a visita àquela área, construída de raiz nos últimos anos, foi "inspiradora", detalhou a Xinhua.

Cabo Verde está a negociar com a China vários projectos de desenvolvimento, como a Zona Económica Especial Marítima de São Vicente, o Cidade Segura e o Centro Nacional de Convenções da Cidade da Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,6 set 2018 14:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  30 mai 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.