China doa 20 milhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento a Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,7 set 2018 18:50

Ulisses Correia e Silva encontrou-se hoje com o presidente chinês, Xi Jinping, que anunciou a doação de 20 milhões de dólares para ajuda ao desenvolvimento de Cabo Verde.

A China vai doar a Cabo Verde, a título gratuito, cerca de 20 milhões de dólares em ajuda pública ao desenvolvimento. O dinheiro doado pela China irá ser investido em "áreas a acordar por via diplomática", disse hoje o primeiro-ministro após o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping.

Ulisses Correia e Silva disse igualmente que o presidente chinês "assegurou ainda que as 8 medidas e os 60 mil milhões de dólares, anunciados para triénio 2019 a 2022, no âmbito do FOCAC, constituem importantes janelas de financiamento ao dispor dos países africanos, que possuem projectos cuja viabilidade económica atestam a sua relevância e sustentabilidade".

Durante o encontro, o Primeiro-Ministro cabo-verdiano e o presidente chinês discutiram "as questões de índole global, designadamente as mudanças climáticas e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (NU), e, por outro, passamos em revista a dinâmica das relações sino-africanas, bem assim a cooperação sino-cabo-verdiana, que se quer cada vez mais inovadora e com enfoque em parcerias económicas mutuamente-vantajosa", escreveu o primeiro-ministro num post no Facebook.

Ainda segundo o Primeiro-Ministro, as duas partes assumiram a vontade de trabalharem em conjunto "na identificação das melhores vias para incrementar o conhecimento recíproco, bem como potenciar a cooperação económica e comercial", dando ênfase ao projecto da Zona Económica Especial da Economia Marítima em São Vicente, a segunda fase do projecto Cidade Segura e a construção de um Centro Internacional de Conferências, na Cidade da Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 set 2018 18:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.