Governo reafirma compromisso de ensino obrigatório e gratuito até ao 12º ano

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,17 set 2018 14:52

Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva
Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva(Rádio Morabeza)

A universalização do acesso ao ensino é uma das metas que o Governo quer alcançar até 2021. Posição defendida pelo Primeiro-Ministro, no Liceu Domingos Ramos, durante a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2018/2019.

Ulisses Correia e Silva diz que a universalização do acesso ao ensino, através do alargamento até ao oitavo ano da escolaridade gratuita, já neste ano lectivo, é um elemento de inclusão.

"O objectivo é ate 2021 chegarmos a 12 anos de escolaridade obrigatória. Por ser obrigatório, significa criar condições para que todos possam frequentar e a gratuitidade tem a ver com isso", explica.

Cerca de 12 mil alunos vão beneficiar da gratuitidade do ensino até ao oitavo ano, introduzida este ano.

No que diz respeito ao ensino superior em Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva destaca o aumento de bolsas de estudo.

"Este ano lectivo, a FICASE irá atribuir mais 650 bolsas, para além de cerca de quinhentas bolsas para o exterior. Estamos a fazer uma acção diplomática muito forte, no sentido de aumentarmos o número de bolsas de estudos para o exterior em áreas muito especificas onde Cabo Verde tem especial necessidade, nomeadamente a medicina. Para o próximo ano lectivo, 2019/2020, teremos um novo mecanismo de financiamento ao ensino superior, que irá permitir aumentar o leque de ofertas no acesso por parte dos nossos alunos", assegura.

Ainda dentro das actividades de abertura do novo ano lectivo foi realizada uma feira Educativa, no Liceu Domingos Ramos, para dar a conhecer à comunidade educativa as actividades desenvolvidas em diversas áreas, como multiculturalidade, inovação, ciência, solidariedade, inclusão educativa e social, promoção da acção social, saúde, pré-escolar e educação artística.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,17 set 2018 14:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.