O chefe do Governo cabo-verdiano transmitiu a Bolsonaro que a sua eleição dá início a uma “nova etapa” na condução dos destinos do Brasil, augurando que o seu mandato “seja coroado de êxito e grandes realizações”.
“Gostaria de manifestar a abertura e disponibilidade para a construção de uma plataforma de cooperação cada vez mais sólida e alargada entre os nossos respectivos países, permitindo o estreitamento dos tradicionais laços de amizade, de solidariedade e cumplicidade, quer no plano bilateral, no âmbito da CPLP ou ainda, de forma mais abrangente, na esfera de entendimento internacionais, em favor das nossas populações e dos ideais que subscrevemos no concerto das nações”, refere na mensagem.
Também o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, saudou a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil manifestando o desejo de que as relações bilaterais entre os dois países possam estender-se.
Em declarações à Rádio de Cabo Verde, na segunda-feira, Jorge Carlos Fonseca afirmou que a eleição de Jair Bolsonaro interessa a todos os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a ele, como presidente em exercício da CPLP.
Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), foi eleito o 38º presidente da República neste domingo ao derrotar em segunda volta Fernando Haddad, interrompendo um ciclo de vitórias do Partido Popular (PT), que vinha desde 2002.
Bolsonaro que é capitão reformado do exército brasileiro, deputado federal desde 1991, recebeu 57.797.847 votos (55,13%), enquanto Haddad arrecadou 47.040.906 (44,87%).