​Cabo Verde admite abrir embaixada em Bissau em 2020

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 jan 2019 15:59

1

O novo embaixador de Cabo Verde para a Guiné-Bissau, Inácio Felino de Carvalho, disse hoje que o país pondera abrir uma embaixada em Bissau no próximo ano.

“Um dia temos de abrir uma embaixada na Guiné-Bissau e temos como horizonte 2020", afirmou o diplomata aos jornalistas, depois de entregar as cartas credenciais ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz.

O embaixador de Cabo Verde para a Guiné-Bissau é residente em Dakar, capital do Senegal.

Questionado pelos jornalistas sobre o encontro com José Mário Vaz, Inácio Felino de Carvalho disse que abordou com o Presidente guineense a relação entre os dois países, que têm "uma longa história em comum".

"Somos vizinhos próximos, parentes, temos uma história comum, portanto, não tem como não estarmos juntos e o meu trabalho é fazer essa ponte e aprofundar", disse.

Sobre a visita que o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca vai realizar entre 12 e 14 de Fevereiro à Guiné-Bissau, o embaixador disse que se enquadrada no âmbito da presidência cabo-verdiana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Neste momento é enquadrado nessa presidência que o Presidente de Cabo Verde pretende fazer um périplo aos países", disse.

A Presidência guineense anunciou na semana passada que Jorge Carlos Fonseca e o secretário-executivo da CPLP vão realizar uma visita ao país em Fevereiro.

O presidente cabo-verdiano é o primeiro chefe do Estado a visitar a Guiné-Bissau durante a presidência de José Mário Vaz, no poder desde 2014.

A visita de Jorge Carlos Fonseca à Guiné-Bissau termina a dois dias do início da campanha eleitoral para as eleições legislativas, marcadas pelo Presidente guineense para 10 de Março.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 jan 2019 15:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 out 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.