Cabo Verde quer as pessoas no centro das políticas da CPLP

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,19 jul 2019 11:34

XXIV Conferência do Conselho de Ministros da CPLP
XXIV Conferência do Conselho de Ministros da CPLP(Rádio Morabeza)

O ministro dos negócios estrangeiros de Cabo Verde destaca a importância de se colocar as pessoas no centro das políticas da Comunidade dos países de Língua Portuguesa.Uma visão que, segundo Luís Filipe Tavares, permite consolidar a cooperação e os benefícios socioeconómicos projectados para a comunidade.

O governante fez esta consideração hoje na abertura da XXIV Conferência do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre em Mindelo, sob o lema “A Mobilidade como Factor de Coesão e Construção de Cidadania na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa”.

“Estamos a dar uma contribuição para projectarmos a nossa comunidade para um patamar em que contam mais os cidadãos, os homens de cultura, os empresários, os cientistas, os investigadores, os docentes, os estudantes mas também o funcionário público, o empregado comercial, enfim, os cidadãos anónimos de todos os nossos países, pois são eles, não só a razão de ser das nossas acções,  mas também porque são eles os verdadeiros construtores do presente e do futuro”, afirma.

Cabo Verde assumiu, em Julho de 2018, a presidência rotativa da CPLP e colocou a mobilidade como uma das bandeiras do seu mandato.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana recorda que a mobilidade na CPLP favorece novas oportunidades de desenvolvimentos em cada um dos países membros.

“Quando falamos de mobilidade na CPLP, não estamos a falar apenas da mobilidade, mas fundamentalmente de coisas que ela potencia, dando escala e criando novas sinergias no mercado, na ciência, nas tecnologias e na cultura, gerando novas oportunidades e desta forma a nossa comunidade ganha em dimensão e em importância”, assegura.

Em análise no encontro de hoje, para além da questão da mobilidade, estão outros temas, como as estratégias de cooperação na CPLP ou o estatuto dos observadores associados.

A reunião conta com a presença dos Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores de todos os Estados-membros da Organização e é presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, enquanto Presidente deste órgão no biénio 2018-2020.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,19 jul 2019 11:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 abr 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.