Lei de transplante de órgãos vai ser aprovada em 2020

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,31 out 2019 16:16

1

​A lei de transplante de órgãos em Cabo Verde deverá ser aprovada em 2020. Informação avançada à Inforpress por fonte do Ministério da Saúde, que avança que o pacote legislativo que está a ser trabalhado só necessita de “últimos retoques”.

Segundo a mesma fonte, que reagia às reclamações da Associação dos Doentes Renais (ADR) de Cabo Verde, quanto à incerteza de melhorias no tratamento de doenças renais crónica, com a aprovação desta legislação o cenário irá mudar.

“Existe uma cooperação com Portugal no sentido de este ajudar Cabo Verde, pelo que a partir de 2020, com o pacote legislativo sobre transplantes de órgãos, os doentes cabo-verdianos serão inseridos em bancos internacionais de doadores”, disse.

O tratamento por diálise no país sofreu algumas mudanças, com a duplicação da lista de pacientes, passando de 70 doentes, em 2015, para mais de 170.

O aumento de doentes, particularmente jovens, deve-se, segundo a fonte do Ministério da Saúde, à mudança de estilo de vida das pessoas, provocando aumento de doenças como diabetes e hipertensão, que, por conseguinte, tem contribuído para a existência de mais doentes com insuficiência renal.

Para diminuir o número de doentes renais em tratamento no Hospital da Praia, o Centro de Diálise de São Vicente vai abrir portas no primeiro semestre de 2020.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,31 out 2019 16:16

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 jul 2020 23:21

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.