​Governo prorroga situação de contingência por mais 30 dias

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,19 jan 2022 19:50

ministra Filomena Gonçalves

O Governo prorrogou por mais um mês a situação de contingência em todo o país. A medida entra em vigor a partir das zero horas do dia 20 de Janeiro, por um período de 30 dias, devido à persistência dos casos positivos de covid-19, anunciou hoje a ministra Filomena Gonçalves.

A decisão, tomada na tarde desta quarta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, realizada em São Vicente, foi comunicada à imprensa pela ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

“A decisão tomada está justificada pela persistência dos casos, após análise da situação epidemiológica em todo o território nacional levada a cabo pela Direcção Nacional da Saúde com base nos exactos termos da resolução nº116 de 2021 de 28 de Dezembro”, justificou Filomena Gonçalves.

Cabo Verde regressou a 28 de Dezembro do ano passado à situação de contingência, com aumento das restrições, face ao aumento de casos de Covid-19. A governante apelou à vacinação.

“Aproveitamos para apelar à Nação cabo-verdiana que juntemos as nossas forças na vacinação. A vacina salva vidas. Temos que ter em atenção que a maior parte dos óbitos desses últimos dias têm que ver com pessoas, ou porque não estavam vacinadas apesar de serem pessoas de risco, ou porque não tinham a vacinação completa”, referiu.

O país registou hoje 254 novos casos positivos do novo coronavírus e duas mortes por outras causas. O arquipélago tem, neste momento, 2066 casos ativos, 52406 casos recuperados, 380 óbitos, 30 óbitos por outras causas e 9 doentes transferidos, perfazendo um total de 54891 casos positivos acumulados da doença.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,19 jan 2022 19:50

Editado porAndre Amaral  em  13 out 2022 23:28