Covid-19: Governo descarta para já novo alívio de restrições e pede "ponderação"

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 mar 2022 15:06

​O ministro da Saúde descarta um novo alívio nas medidas de restrição em vigor devido à pandemia de covid-19, apesar do reduzido número de casos activos, defendendo “muita ponderação” face ao aumento de infecções noutros países.

“Vamos continuar a acompanhar a evolução da pandemia a nível mundial. As medidas devem ser sempre tendo em conta a nível mundial. Se é certo que tudo indica uma tendência decrescente da pandemia, mas ainda estamos em plena pandemia, estamos a verificar que em muitos países há sinais de algum recrudescimento de casos”, disse Arlindo do Rosário.

O governante falava na cidade da Praia, à margem da assinatura de um protocolo entre o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), de Portugal, e o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), para reforço da investigação e vigilância das doenças transmitidas por vetores, como mosquitos e carraças, tendo pedido “muita ponderação” nos próximos passos.

“Diz-se que a prudência é a mãe de todas as virtudes e nesse sentido vamos continuar. Nenhum país pode declarar por si só o término da pandemia e nesse sentido nós vamos ter de continuar com todas as precauções”, afirmou Arlindo do Rosário, sublinhando que atualmente o nível de restrições em Cabo Verde é mínimo e permite a quase “normalidade” da vida quotidiana.

Na segunda-feira, o arquipélago chegou a contar, oficialmente, segundo dados do Ministério da Saúde, com um único caso activo de covid-19, número que, entretanto, subiu para oito. No pico da pandemia, em Janeiro deste ano, o país chegou a ter mais de 7.000 casos activos de covid-19.

Desde o início da pandemia, já foram contabilizadas 55.914 infeções provocadas pelo vírus SARS-CoV-2 e 401 mortes associadas à doença, a última ocorrida há quase um mês.

Desde 06 de Março que Cabo Verde voltou à situação de alerta, o menos grave de três níveis. A medida, que vai vigorar por 30 dias, resultou da “avaliação positiva” da Direcção Nacional de Saúde à situação epidemiológica do país, segundo anunciou anteriormente a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Filomena Gonçalves.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 mar 2022 15:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  1 dez 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.