Presidente da CMPN “expectante” quanto à retoma da indústria das pozolanas no município

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,19 mai 2022 10:01

​O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo espera que até finais de Maio/início de Junho o Governo possa “confirmar” a retoma da indústria das pozolanas no município, interrompida desde 2013.

Aníbal Fonseca reage assim ao interesse demonstrado pela empresa portuguesa Cimpor na exploração deste recurso natural, abundante neste município.

“Há um grande comprometimento do Governo neste processo e o executivo vai estar aqui em Santo Antão, em princípio, em finais de Maio/princípios de Junho e, possivelmente, haverá uma confirmação da retomada desta actividade industrial, que induzirá um grande número de postos de trabalho directos e indirectos”, disse Aníbal Fonseca .

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo nota que para além da cimenteira portuguesa, há outros operadores interessados .

“É uma boa notícia o interesse demonstrado pela Cimpor. Há outros operadores que estiveram aqui no Porto Novo e mostraram também interesse”, realça o autarca que sublinha que o Governo “saberá escolher a melhor proposta”.

De acordo com Aníbal Fonseca, a Câmara Municipal do Porto Novo defende uma proposta que tenha em conta a transformação das pozolanas em cimento pozolânico em Santo Antão, “com valor acrescentado”.

Recorda-se que, numa recente visita a Santo Antão, o vice-primeiro-ministro assegurou que o Governo está a finalizar o processo, com vista à reactivação da fábrica de cimento pozolânico, encerrada há quase nove anos.

As reservas de pozolana – rocha de origem vulcânica que se adiciona e reforça o cimento – estão estimadas em 10 milhões de toneladas na ilha de Santo Antão, concentradas nas proximidades da cidade do Porto Novo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,19 mai 2022 10:01

Editado pormaria Fortes  em  31 jan 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.