São Vicente/Assembleia Municipal: Sessão suspensa e reagendada para segunda-feira após empate na votação do orçamento

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,8 set 2023 8:14

A sessão da Assembleia Municipal de São Vicente foi hoje suspensa e reagendada para a próxima segunda-feira, 11, após empate na votação da proposta do plano de actividades e orçamento da edilidade para 2024.

O documento, que esteve a ser discutido na 6ª sessão ordinária da assembleia entre quarta-feira e esta quinta-feira, foi então submetido à votação na tarde de hoje e terminou com nove votos a favor do MpD e nove votos contra da oposição, sendo quatro do PAICV e cinco da UCID.

Os restantes três deputados, dois da UCID e um do Movimento Independente Más Soncent (MIMS, oposição), do total de 21 eleitos, votaram abstenção, o que não conta por lei.

Um resultado que o presidente substituto da assembleia municipal, Albertino Gonçalves, considerou ser um empate e que obrigaria a um novo reagendamento da votação.

Sendo assim, depois de mais de dez minutos de paragem e mais dez para uma conferência de representantes, com os líderes das bancadas dos três partidos, o presidente da Mesa da assembleia, Albertino Gonçalves, anunciou a suspensão da sessão para a próxima segunda-feira, 11, para uma outra votação.

O líder da bancada do MpD, Flávio Lima, confirmou ter ficado “surpreso” com resultado dos votos, dado a dinâmica do debate, em que, asseverou, a oposição “não levou propostas” e o presidente da câmara municipal “respondeu tranquilamente” a todas as inquietações dos eleitos.

O deputado disse não entender o posicionamento da UCID, quando o orçamento foi aprovado na câmara municipal com contribuições dos vereadores do partido.

Por seu lado, o líder da bancada dos democratas-cristãos, Jorge Fonseca, considerou ter havido uma “desconcentração” de alguns deputados do partido, que “não estavam muito atentos à votação”, e por isso, os votos abstenção.

“Na segunda-feira, teremos a oportunidade de rever esse erro, mas, a nossa posição irá manter-se”, asseverou o eleito, garantindo que vão “chumbar” o orçamento.

Segundo a mesma fonte, os vereadores da UCID deram contribuições para o documento, mas, “não com a intensidade que desejariam”, e agora tiveram a oportunidade de o debater e ver as “muitas gralhas”.

Jorge Fonseca apontou exemplos como declarações de dívidas com “discrepâncias”, montantes retidos na fonte e que não são transferidos e valores de despesa com pessoal que “não batem”, daí, que, advogou, “o orçamento não serve São Vicente”.

Quanto ao PAICV, a representante Dirce Vera-Cruz advertiu que nem sequer houve empate, mas, sim o orçamento foi rejeitado por não ter tido a maioria dos votos.

“A Assembleia é composta por 21 eleitos, desses 21 a maioria seria 11, e orçamento atingiu nove votos a favor, logo o orçamento é reprovado”, sustentou a jurista, adiantando que vão ouvir outros especialistas na área e recorrer a “instâncias superiores” para reafirmar a reprovação do documento.

Questionada sobre o risco de São Vicente ser gerido mais um ano por duodécimos, o que já acontece no presente ano, Dirce Vera-Cruz admitiu a possibilidade de a ilha estar “mais uma vez estagnada”, contudo, sustentou, é “preciso haver um orçamento que sirva o seu desenvolvimento e respeite as regras legais e o princípio de transparência”, algo, que, advogou, não se respeitou.

Da parte do executivo, o presidente da câmara municipal, Augusto Neves, assegurou estar “tranquilo” em relação ao trabalho feito e para gerir o orçamento para 2024 previsto em 1.140 milhões de escudos.

“Acho que muitos trazem o ódio e a vingança, porque chumbar um orçamento é porque você não preparou e não estudou, traz só ódio”, considerou a mesma fonte, para quem é “preciso pensar em São Vicente e ter uma classe política que dialoga e conversa”.

Isto porque, explicou, nos dois dias de debate, a oposição “não trouxe sugestões”.

Mesmo assim, Augusto Neves disse que seguirá lutando “com força” pela ilha para mostrar que é possível ter prosperidade.

A sessão tinha ainda como outro ponto de agenda a discussão da proposta de salários para os polícias municipais, mas, que caiu também por terra por estar directamente indexada ao orçamento.

Facebook
Twitter
  • Últimas

    São Vicente/Assembleia Municipal: Sessão suspensa e reagendada para segunda-feira após empate na votação do orçamento

    07/09/23 - 9:10 pm

    Mindelo, 07 Set (Inforpress) – A sessão da Assembleia Municipal de São Vicente foi hoje suspensa e reagendada para a...

    Santiago Norte: Municípios sem registo de danos de realce provocados pelas chuvas dos últimos dias

    07/09/23 - 8:48 pm

    Assomada, 07 Set (Inforpress) – As chuvas que atingiram boa parte da região Santiago Norte, nos últimos dias, não provocaram danos...

    Portugal: CAN’2023: Selecção nacional de futebol quer vencer jogo com Togo e manter primeiro lugar

    07/09/23 - 8:05 pm

    Lisboa, 07 Set (Inforpress) – A selecção nacional de futebol está a trabalhar para vencer o jogo de domingo, 10,...

    Maio: Miguel Rosa enaltece parceria com Governo na requalificação ambiental da ilha

    07/09/23 - 7:59 pm

    Porto Inglês, 07 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, enalteceu hoje a parceria com...

    Ministério da Cultura e Associação Fladu Fla assinam protocolo de parceria no valor de 700 mil escudos cabo-verdianos

    07/09/23 - 7:32 pm

    Cidade da Praia, 07 Ago (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Associação Fladu Fla...

    Fiba/Basquetebol: Já estão definidos os quatro candidatos ao título Mundial

    07/09/23 - 8:28 pm

    Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – Estados Unidos da América - Alemanha e Sérvia - Canadá são os jogos das...

  • Galeria de Fotos

    Carnaval de Verão

    10/08/23 - 6:00 pm

    Mindel Summer Jazz2023

    05/08/23 - 4:20 pm

    Futebol: Estágio Seleção Nacional em Odivelas

    07/09/23 - 5:46 pm

    Boxe: Jogo de qualificação para eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Paris

    04/09/23 - 3:12 pm

    Festival Baía das Gatas 2023

    12/08/23 - 12:55 pm 
    Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

    Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,8 set 2023 8:14

    Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

    pub.

    pub.

    pub
    pub.

    Últimas no site

      Últimas na secção

        Populares na secção

          Populares no site

            pub.