Cerca de 80% da população tem acesso a pelo menos uma prestação social

PorExpresso das Ilhas, Lusa,25 set 2023 14:45

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social avançou hoje que cerca de 80% dos cabo-verdianos têm acesso a pelo menos uma prestação social e que o Governo quer atingir a universalização dos serviços de protecção.

"Cerca de 80% dos cabo-verdianos têm acesso a pelo menos uma prestação dos serviços de protecção social, o que é uma evolução muito importante e muito boa no processo de universalização dos serviços", afirmou Fernando Elísio Freire, na Praia, num seminário sobre estatísticas do sector.

A título de exemplo, o ministro apontou o aumento da pensão mínima de 2.000 para mais de 3.000 beneficiários durante o ano de 2023.

O governante salientou, no entanto, que é necessário aumentar o número de pessoas que descontam para a Segurança Social.

"Neste momento, cerca de 45% dos cabo-verdianos que trabalham ainda não estão inscritos no sistema de protecção social ", uma fatia "que temos de trazer para dentro do sistema, para que possam ter acesso aos serviços básicos de segurança social", declarou.

Decorre de hoje e até sexta-feira, na Praia, a quarta fase do curso de estatística de protecção social, uma iniciativa do projeto Action Portugal, que integra entidades públicas de Cabo Verde, Portugal e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social recordou que Cabo Verde acolheu, em 2018, o primeiro curso de estatísticas da protecção social, realizado no âmbito deste projecto, tendo ficado o desafio de os países reunirem as estatísticas da área num único documento.

Após sucessivas fases de formação, Cabo Verde lançou em 2022 o primeiro boletim estatístico nacional, que reúne indicadores de todo o sistema de protecção social do país, abrangendo tanto os regimes contributivos como os não contributivos, relativos ao período de 2016 a 2020. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,25 set 2023 14:45

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.