Cabo Verde quer estancar dívida à CEDEAO

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 out 2023 14:40

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que o Governo vai procurar parcerias para deixar de acumular, em 2024, uma dívida à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que já ultrapassa o equivalente a 28 milhões de euros.

“Nós vamos procurar parcerias para resolvermos uma parte significativa” da dívida e “para não acumularmos mais [valores] atrasados a partir de 2024", respondeu, questionado por jornalistas, depois de receber o presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, numa visita ao país.

“Esta nossa determinação em integrarmos o nosso país efetivamente na CEDEAO, em pleno, a tempo inteiro, passa por resolver algumas questões” como a dívida relativa “à taxa comunitária”, referiu Rui Figueiredo Soares.

Já há um ano, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, tinha anunciado que o Governo estava a negociar um plano para pagar a dívida acumulada durante vários anos devido a “restrições orçamentais”, justificou.

Omar Alieu Touray visita Cabo Verde pela primeira vez, sublinhando que o país é "muito importante" para a organização: "A nossa sub-região deve trabalhar em conjunto”, referiu.

A visita do presidente da Comissão da CEDEAO está centrada no 8.º Fórum de Energia Sustentável da organização, a decorrer até quinta-feira, na Praia, a par de uma feira dedicada ao sector com 94 'stands' de exposição, uma área dedicada a carros elétricos e três salas de encontros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 out 2023 14:40

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.