​Ulisses Correia e Silva pede acção concertada para restaurar cadeia de abastecimento de cereais

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,26 nov 2023 9:29

O Primeiro-ministro alertou este sábado para a importância de garantir que a segurança alimentar seja protegida, principalmente para países menos desenvolvidos. Ulisses Correia e Silva afirma que uma acção firme e concertada dos Estados, no quadro do multilateralismo ativo, é importante para restaurar a cadeia de abastecimento de cereais.

A posição do chefe do executivo consta de um vídeo publicado nas redes sociais e que foi transmitido na II cimeira "Grain from Ukraine".

“Cabo Verde apoia a iniciativa "Grain from Ukraine" e o consequente desbloqueio dos corredores de cereais. A dignidade humana de milhões de seres humanos que sofrem as consequências da guerra deve ser colocada em primeiro lugar. A Ucrânia é um dos maiores produtores mundiais de cereais. A quebra da oferta da sua produção ao mercado internacional provoca, obviamente, impactos muito negativos. Impactos sentidos de forma particularmente grave em países mais pobres”, aponta.

Na sua mensagem, Ulisses Correia e Silva lembrou que Cabo Verde fica a 6 mil quilómetros da Ucrânia, mas sente os impactos da guerra. O Primeiro-ministro afirma que o arquipélago registou, durante vários anos, níveis de inflação inferiores a 2%, mas que em 2022, devido aos impactos da escala dos preços internacionais de combustíveis e de produtos alimentares, disparou para 8%.

“É importante para o mundo e para os países menos desenvolvidos que as consequências da crise alimentar sejam mitigadas e que a segurança alimentar seja protegida e garantida. Uma ação firme e concertada dos Estados, no quadro do multilateralismo ativo, é importante para restaurar a cadeia de abastecimento de cereais”, defende.

Correia e Silva diz que a necessidade da paz, que respeita a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, é um imperativo. Na sua mensagem, o Primeiro-ministro agradeceu ao Presidente Zelensky pelo convite para participar na cimeira internacional de segurança alimentar, num contexto de guerra provocada pela invasão da Rússia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,26 nov 2023 9:29

Editado porFretson Rocha  em  1 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.