Ministra da Saúde aponta ganhos mas reconhece “desafios significativos”

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,8 abr 2024 13:01

Doenças crónicas, acesso limitado a serviços especializados e desigualdades na saúde estão entre os principais desafios da Saúde em Cabo Verde. Palavras da ministra da saúde Filomena Gonçalves, na cerimónia central das celebrações do Dia Mundial da Saúde, que este ano acontece em São Vicente.

A governante reforça o objectivo do executivo de aproximar os serviços de saúde da população.

“Apesar dos nossos esforços, ainda enfrentamos desafios significativos. Para superar estes desafios, é crucial uma acção colectiva e coordenada. Convido a todos os sectores da sociedade, governos locais, organizações não-governamentais, comunidade empresarial e cada cidadão, a unir-se a este movimento global. Que este dia sirva não apenas como uma celebração, mas como um ponto de partida para renovar nosso compromisso, com a saúde como um direito humano fundamental”, afirma.

Filomena Gonçalves sublinha que estão lançados os alicerces para que o sistema nacional de saúde seja um lugar de inclusão e acessibilidade universal. A ministra da saúde nota que os avanços alcançados na área da saúde são notáveis e reconhecidos internacionalmente.

“Destacamos a erradicação da poliomielite, em 2016, a introdução da segunda dose da vacina contra a poliomielite inactivada e da vacina contra febre amarela, em 2018, bem como o pioneirismo na vacinação contra o HPV para meninas e meninos (…) Graças a estes esforços, somos hoje um país livre da poliomielite, certificado internacionalmente, e ostentamos alguns dos melhores indicadores de saúde no continente africano”, refere.

Na mesma linha, o representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertesz, destaca a necessidade da literacia em saúde das pessoas, para melhor cuidarem da sua saúde.

“A sociedade civil também tem um papel a desempenhar para o reforço do direito à saúde. É necessário aumentar cada vez mais a literacia em saúde das pessoas, capacitando-as para melhores decisões em prol da sua própria saúde. Trabalhar os determinantes sociais de saúde é também fundamental para o alcance dos direitos de saúde. Deve-se dar atenção à criação de sociedades e ambientes mais saudáveis, que protejam a saúde das populações, para além do acesso e da qualidade dos serviços de saúde”, defende.

O Dia Mundial da Saúde foi oficialmente assinalado este domingo, dia 7. Cabo Verde dedica 2024 à saúde mental.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,8 abr 2024 13:01

Editado pormaria Fortes  em  20 nov 2024 23:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.