Ilha do Sal: PM discute com homólogo santomense dossiês de cooperação bilateral

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,9 abr 2024 8:04

O primeiro-ministro cabo-verdiano recebeu na tarde de hoje em audiência, o seu homólogo santomense, Patrice Trovoada, com quem discutiu dossiês bilaterais e assuntos relacionados com a cooperação entre os dois países.

Ulisses Correia e Silva recebeu o chefe do Governo de São Tomé e Príncipe numa série de encontros agendados paralelamente à conferencia “Liberdade, democracia e boa governança”, que acontece durante dois dias na ilha do Sal.

Conforme o governante santomense Patrice Trovoada, o encontro serviu para que os dois países pudessem discutir assuntos respectivos de cada País a nível da política, bem como questões económicas de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe.

“Nós temos ambição na esteira das boas relações políticas, da nossa fraternidade, conseguir desenvolver uma agenda económica, por isso creio que na próxima comissão mista que terá lugar em Cabo Verde, vamos fazer com que realmente isso aconteça, provavelmente através de um fórum económico ou de investimentos”, sublinhou Trovoada.

“Temos há muito tempo essa vontade de ver os empresários cabo-verdianos a investirem em São Tomé e Príncipe e vice-versa, para desenvolver os sectores da agricultura, pecuária, pesca, e ver como que finalmente possamos responder a uma preocupação das nossas comunidades que são as ligações”, salientou o governante santomense.

No que se refere a ligações aéreas, a mesma fonte assumiu que é um sector bastante complexo que carece da intervenção do Estado, mas garantiu que estão sendo elaborados planos “para equacionar esse problema que os povos desses dois países aguardam há muito”.

Trovoada sublinhou ainda que o sector do turismo também vai ser priorizado neste contexto de cooperação, com potencial no seu país para intervenção do sector privado cabo-verdiano.

Depois de receber em audiência o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, Ulisses Correia e Silva recebeu também o embaixador e vice-ministro da diplomacia pública da República da Coreia, Seok-In Hong e secretário-geral do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA), Kevin Casas-Zamora.

Anteriormente, chefe do Governo de Cabo Verde tinha falado com o representante especial da União Europeia para os Direitos Humanos, Olof Skoog.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,9 abr 2024 8:04

Editado porAndre Amaral  em  20 nov 2024 23:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.