Trata-se, segundo a mesma fonte, da primeira visita de um Presidente em exercício dos Estados Unidos a Cabo Verde e a primeira paragem da viagem de Joe Biden ao continente africano, no que é a sua primeira visita à África enquanto Presidente dos Estados Unidos.
“Esta visita histórica, que destaca também a crescente credibilidade e influência de Cabo Verde no palco mundial, acontece na sequência do sucesso da recepção do primeiro-ministro ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no início deste ano, na cidade da Praia, consolidando ainda mais o papel de Cabo Verde como um parceiro estratégico na região”, lê-se na nota de imprensa.
Esta visita, realça a mesma fonte, serve como um testemunho da forte e crescente relação entre Cabo Verde e os Estados Unidos, destacando Cabo Verde como um modelo de estabilidade, democracia e parceria em África e no mundo.
Os Estados Unidos e Cabo Verde partilham uma relação de longa data, baseada em valores comuns, respeito mútuo e fortes laços culturais. Os EUA acolhem a maior diáspora cabo-verdiana do mundo, uma comunidade vibrante que continua a reforçar os laços entre as duas nações.
O encontro entre os dois governantes terá lugar no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, às 08h30.