O Presidente da República anunciou na sua página oficial na rede social que a anteceder a Cimeira do Futuro, que acontece de 22 a 23 de Setembro em Nova Iorque, juntando os "líderes mundiais em torno de um debate inspirador sobre o futuro da humanidade", foi ainda convidado pelo secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, para discursar na sessão de abertura dos “dias de acção” que decorrer dias 20 e 21.
O chefe de Estado explicou que decorrem acções dedicadas à juventude, e vão participar representantes juvenis, da sociedade civil e líderes mundiais para debaterem e identificarem soluções sobre temas e desafios actuais como as alterações climáticas, a construção da paz e resolução de conflitos, a ciência e tecnologia, a governança global e o financiamento do desenvolvimento.
"No final da cimeira, espera-se que as lideranças políticas adoptem o ambicioso pacto do futuro, que deve incluir o pacto digital global e a declaração de compromisso com as futuras gerações, ajudando a melhor implementar e concretizar os objectivos estabelecidos na Carta das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Agenda 2030, Acordo de Paris, Agenda de Acção de Adis Abeba, entre outros compromissos assumidos pelas nações quadro da ONU” sublinhou.
A Cimeira do Futuro é um evento de alto nível que terá lugar em Nova Iorque neste final de Setembro e irá reunir líderes mundiais para estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e salvaguardar o futuro.
Alguns dos objectivos principais da cimeira são revigorar o multilateralismo, impulsionar o cumprimento dos compromissos existentes, chegar a acordo sobre soluções para novos desafios.
No âmbito do evento, os líderes mundiais reunir-se-ão nas Nações Unidas para adoptar o Pacto para o Futuro, que incluirá um Pacto Digital Global e uma Declaração sobre as Gerações Futuras como anexos.