Em declarações à imprensa, João Queirós referiu que as relações luso-cabo-verdianas atingiram um patamar de excelência, com uma abrangência que inclui sectores-chave como a economia, saúde e segurança.
O novo embaixador mencionou a preparação dos trabalhos da cimeira bilateral nos próximos meses, que será precedida de uma agenda de preparação, com o objectivo de fortalecer ainda mais os laços entre os dois países.
“Nos próximos meses teremos uma cimeira bilateral e uma agenda de trabalhos nas áreas económicas, da saúde e da segurança, para reforçar os excelentes laços que já existem e dar continuidade ao trabalho realizado pelos meus antecessores”, afirmou o diplomata.
O embaixador sublinhou a importância de promover uma maior parceria entre o sector privado português e cabo-verdiano, especialmente no âmbito da transformação económica de Cabo Verde, que inclui a transição digital e energética.
“O sector privado português deve ser um parceiro privilegiado na transformação económica de Cabo Verde, com foco nas áreas digital, energética, ambiental e no turismo”, acrescentou.
Na área da saúde, João Queirós ressaltou os “excelentes resultados” obtidos até agora e adiantou que novos passos serão dados para introduzir o transplante no Sistema Nacional de Saúde de Cabo Verde, com o apoio de Portugal.
“Vamos continuar a cooperar nas evacuações médicas e assegurar a eficácia da relação entre os dois sistemas de saúde, avançando também com a área de hemodiálise e o transplante”, explicou.
A segurança, com foco na segurança marítima, também será uma área prioritária, tendo em conta a vasta extensão da área marítima de Cabo Verde.
O embaixador reafirmou o compromisso de Portugal em apoiar Cabo Verde na protecção das suas águas e na cooperação em outras áreas de defesa.
João Luís Neves Queirós é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e ingressou na carreira diplomática em 1999. Ao longo da sua trajetória, exerceu funções em várias embaixadas, incluindo Bissau e Nairobi, além de chefiar divisões no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Em Setembro de 2022 assumiu a direcção de serviços da África Subsariana na Direcção-Geral de Política Externa.