Governo promete avaliar situação agrícola e colocar sobre a mesa um plano de mitigação

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,16 set 2024 8:20

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, avançou que o Governo vai avaliar a situação agrícola do país em decorrência das poucas chuvas e só depois apresentar um plano de mitigação.

Segundo o ministro, se for analisada a quantidade acumulada de chuvas até agora e a sua distribuição fica “de facto aquém” daquilo que era esperado, sublinhando que “previsões são previsões”.

Gilberto Silva falava no sábado, 14, na localidade de Achada Baleia, momentos antes da inauguração da primeira fase do Programa de Mobilização de Água para a Agricultura em São Domingos.

“O Governo está preparado, mas precisamos fazer uma avaliação técnica adequada e só depois, com base na avaliação, colocar as medidas de mitigação sobre a mesa para aprovação e depois implementar”, reforçou.

Quanto ao Programa de Mobilização de Água para a Agricultura em São Domingos, segundo o governante, o mesmo visa tratar a água do mar através de osmose inversa e tratar águas residuais para a rega, mitigando assim a escassez de água.

Tal estratégia, precisou, vem alinhado com a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, entre outros aspectos.

Adiantou ainda que o Programa de Mobilização de Água para Agricultura beneficiará diretamente mais de 200 pessoas e indiretamente 1.146 habitantes nas localidades de Baía, Achada Baleia, Praia Baixo, Castelo Grande, Praia Formosa, Milho Branco, Variante e Nora.

O ministro Gilberto Silva anunciou ainda que o projecto faz parte de uma iniciativa que abrange também os municípios do Maio, Boa Vista, Porto Novo, São Vicente, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz e São Domingos, com financiamento da Hungria.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,16 set 2024 8:20

Editado porAndre Amaral  em  17 out 2024 23:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.