De acordo com um comunicado do governo, o projecto visa promover condições mais favoráveis para a inclusão social e laboral das pessoas com deficiência em Cabo Verde, garantindo o respeito às diferenças e atendendo às necessidades específicas desse grupo.
As principais ações incluem a capacitação de profissionais da área de cuidados, incluindo técnicos do Serviço de Apoio Integrado à Família (SAIF) e apoio às famílias como principais cuidadores. Também será criada uma rede de espaços de apoio para a inclusão de pessoas com deficiência e fortalecimento dos centros de atendimento existentes.
Também incluem articulação entre diferentes instituições para garantir acesso integral aos serviços, implementação de regulamentações e desenvolvimento de sistemas de acompanhamento.
O projecto prevê campanhas de conscientização para profissionais e a sociedade, promovendo a integração e autonomia das pessoas com deficiência como cidadãos plenos, bem como o incentivo ao autoemprego, acesso ao ensino profissional e programas de capacitação para melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias, alinhando-se à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza Extrema (ENEPE).
De referir que na última segunda-feira, 9, o Governo apresentou a Estratégia Nacional para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.