Municípios vão ter bustos de “grandes figuras”

PorExpresso das Ilhas,22 dez 2017 11:51

Nacia Gomi
Nacia GomiVoyage Virtual

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, anunciou durante a visita que efectuou ontem a Santa Cruz que as cidades de cada um dos municípios de Cabo Verde vão receber um busto de “grandes figuras” do país.

No total serão 25 os bustos a serem encomendados pelo MCIC, a representar figuras proeminentes da cultura e sociedade cabo-verdiana. A cada um dos 22 municípios deverá caber pelo menos uma escultura de um filho ilustre do concelho.

Segundo a Inforpress, no caso de Santa Cruz, onde foi feito o anúncio da iniciativa governamental, está já decidido que será Nhá Nácia Gomi (Inácia Gomes), a legendária batucadeira e rainha do Finason falecida em 2011, a figura a ser reproduzida no busto.

Por anunciar estão ainda o nome das restantes 24 personalidades a serem recriadas e o/a artista ou artistas a quem caberá a tarefa, bem como o montante reservado para este empreendimento cultural.

Com esta medida o Ministério da Cultura quer contribuir para enriquecer o património monumental dos municípios e, de caminho, homenagear “grandes figuras” do país ou da localidade.

Para Abraão Vicente “Cabo Verde pós-independência, praticamente, não soube homenagear os seus grandes artistas, colocando em espaços públicos estas grandes referências”, cita a Inforpress.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 dez 2017 11:51

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 nov 2018 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.