No total serão 25 os bustos a serem encomendados pelo MCIC, a representar figuras proeminentes da cultura e sociedade cabo-verdiana. A cada um dos 22 municípios deverá caber pelo menos uma escultura de um filho ilustre do concelho.
Segundo a Inforpress, no caso de Santa Cruz, onde foi feito o anúncio da iniciativa governamental, está já decidido que será Nhá Nácia Gomi (Inácia Gomes), a legendária batucadeira e rainha do Finason falecida em 2011, a figura a ser reproduzida no busto.
Por anunciar estão ainda o nome das restantes 24 personalidades a serem recriadas e o/a artista ou artistas a quem caberá a tarefa, bem como o montante reservado para este empreendimento cultural.
Com esta medida o Ministério da Cultura quer contribuir para enriquecer o património monumental dos municípios e, de caminho, homenagear “grandes figuras” do país ou da localidade.
Para Abraão Vicente “Cabo Verde pós-independência, praticamente, não soube homenagear os seus grandes artistas, colocando em espaços públicos estas grandes referências”, cita a Inforpress.