Ministério da Cultura já abriu candidaturas para novos financiamentos

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,29 ago 2018 11:55

Abrãao Vicente
Abrãao Vicente(Inforpress)

​Os grupos e indivíduos que quiserem financiamento de projectos culturais e criativos para o ano 2019 devem submeter as suas candidaturas até o próximo dia 31 de Outubro, informou o ministro da Cultura, Abraão Vicente.

Em declarações à imprensa, terça-feira, à margem do acompanhamento dos trabalhos de mergulho realizados na baía da Cidade Velha, para pesquisas subaquáticas ligadas ao projecto CONCHA, Abraão Vicente lembrou que o Ministério da Cultura lança anualmente um edital para apoio, em que os grupos têm que entregar até 31 de Outubro do ano anterior os seus projectos.

“Os projectos financiados em 2018 foram já todos desembolsados e financiados, estamos no processo de acompanhamento e implementação dos projectos e dos financiamentos”, disse o titular da pasta da Cultura e das Indústrias Criativas, completando que o edital já está “lançado desde a última semana”.

Abraão Vicente informou ainda que até Janeiro vão ser anunciados os grupos e os projectos que serão financiados a partir 2019.

“O que é muito importante aqui deixar assente é que o Ministério da Cultura não pode reagir a projectos de pedidos de apoio em que o artista pede apoios para a próxima semana ou próximo mês. Nós trabalhamos com alguma previsibilidade”, avisou o ministro.

O governante frisou ainda que o ministério que dirige “tem uma verba muito reduzida”, mas que, pela primeira vez, estão-se a financiar e a implementar em Cabo Verde projectos em todos os sectores.

“Provavelmente, este é o primeiro ministério da Cultura em que não há um sector dentro das indústrias criativas e da parte patrimonial de investigação que não tenha sido abordado. Portanto, nós estamos, não totalmente satisfeitos, mas estamos empenhados para que em 2021 possamos fazer uma avaliação positiva do nosso mandato”, ajuntou.

Em relação ao montante a ser disponibilizado, Abraão Vicente avançou que, neste momento, está-se em processo de negociação do Orçamento de Estado.

“A parte técnica está a terminar o seu trabalho. Finais de Outubro, início de Novembro, vamos fazer a negociação política em Conselho de Ministros mas, como ouviram as declarações do primeiro-ministro, em Mindelo, a perspectiva é de um aumento do orçamento do Ministério da Cultura, principalmente na parte de investimento”, finalizou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,29 ago 2018 11:55

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  24 mai 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.