O livro é resultado de um longo percurso de investigação musicológica de Vasco Martins que coloca a ciência da música ao serviço da Morna, hoje mundialmente conhecida e candidata a Património Imaterial da Humanidade.
Esta obra, entre outros temas, traz um texto "inédito" do escritor Aurélio Gonçalves, bem como uma entrevista com o compositor Adalberto Silva (Betú).
O livro contém fac-símile da “Morna Dengosa para piano”, “Morna/Tango, 1885, partitura integral com variações”, “Partitura global de “Noites Mágicas” – versão para English Horn” e “Orquestra de Cordas”.
De referir que, os primeiros estudos musicológicos da música de Cabo Verde de Vasco Martins foram publicados em 1989, no livro «A música tradicional de Cabo Verde 1- a Morna», editado com o patrocínio da Unesco.
Vasco Martins é músico, compositor e escritor, residente em São Vicente. Tem escritos quatro livros de poesia e dois romances. No campo da música tradicional, é de assinalar a composição dos temas do disco “Coraçon Leve”, celebrado pela cantora Hermínia.
O músico compôs a ópera «Crioulo», estreada em Lisboa no CCB. Também, faz “land concerts” como performer de música eletrónica.