Vasco Martins com mais uma obra dedicada à Morna

PorExpresso das Ilhas,28 set 2018 7:25

A Livraria Pedro Cardoso lançou esta quinta-feira, em São Vicente, o livro “Cabo Verde Ressonâncias - Vol.1 (A Morna, estudos adjutórios)", de Vasco Martins.

O livro é resultado de um longo percurso de investigação musicológica de Vasco Martins que coloca a ciência da música ao serviço da Morna, hoje mundialmente conhecida e candidata a Património Imaterial da Humanidade.

Esta obra, entre outros temas, traz um texto "inédito" do escritor Aurélio Gonçalves, bem como uma entrevista com o compositor Adalberto Silva (Betú).

O livro contém fac-símile da “Morna Dengosa para piano”, “Morna/Tango, 1885, partitura integral com variações”, “Partitura global de “Noites Mágicas” – versão para English Horn” e “Orquestra de Cordas”.

De referir que, os primeiros estudos musicológicos da música de Cabo Verde de Vasco Martins foram publicados em 1989, no livro «A música tradicional de Cabo Verde 1- a Morna», editado com o patrocínio da Unesco.

Vasco Martins é músico, compositor e escritor, residente em São Vicente. Tem escritos quatro livros de poesia e dois romances. No campo da música tradicional, é de assinalar a composição dos temas do disco “Coraçon Leve”, celebrado pela cantora Hermínia.

O músico compôs a ópera «Crioulo», estreada em Lisboa no CCB. Também, faz “land concerts” como performer de música eletrónica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 set 2018 7:25

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 jun 2019 23:22

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.