O cartaz oficial da 11ª edição do Kriol Jazz Festival acontece de 6, 11, 12 e 13 de Abril, na Cidade da Praia, foi divulgado esta sexta-feira, pela Harmonia e Câmara Municipal da Praia, em conferência de imprensa.
Segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, o evento é hoje conhecido mundialmente.
Para José (Djô) da Silva da Harmonia, este ano o cartaz está particularmente lusófono. “É bom momento porque Cabo Verde está a presidir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e a ideia é sempre inovar e buscar ideias diferente”.
Conforme José da Silva, este ano, o festival está orçado em 29 mil contos, sendo que os bilhetes custam dois mil escudos por dia. "A Pracinha da Escola Grande vai continuar a será o grande palco deste evento", assegura Djô da Silva.
A 11ª edição do Kriol Jazz Festival será em homenagem a dois compositores cabo-verdianos: Daniel Rendall e Pedro Rodrigues. O evento arranca com Zona Kriol que, este ano, acontece no dia 6 de Abril, no bairro de Vila Nova, e terá actuação dos grupos Azagua (formado por quatro vozes: Alberto Koenig, Dieg, Fattú Djakité e Nelly Cruz), Trakinuz, Bulimundo e Rincon Sapiência (Brasil).
A abertura oficial do Kriol Jazz Festival será no dia 11 de Abril, na Pracinha da Escola Grande, e contará com a actuação de Cuca Roseta, Mário Lúcio e grupo Simenteira.
Já no primeiro dia pago, 12, o cantor e compositor brasileiro Zeca Pagodinho irá abrir o palco. De seguida teremos Tito Paris, D`Alma Lusa, formado por artistas como Anabela Aya (Angola), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Roberta Campos (Brasil), Mirri Lobo (Cabo Verde), Otis (Moçambique) e Cuca Roseta (Portugal). O encerramento da primeira noite ficará a cargo de El Comité de Cuba.
Para o segundo dia pago, 13, a abertura será com Lucky Peterson (EUA). Depois, o palco do Kriol Jazz receberá Kriol Kréol, formada pelos artistas Elida Almeida (Cabo Verde) e Tilon (Reunião). Mayra Andrade (Cabo Verde) e Stanley Clarke (EUA) também vão estar no palco do Kriol Jazz.