Morna já é Património da Humanidade

PorExpresso das Ilhas,7 nov 2019 23:02

2

O comité técnico dos peritos das UNESCO aprovou o dossier da Morna a património da Humanidade, anunciou, esta quinta-feira à noite, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

"A Nação já pode celebrar: a MORNA JÁ É PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE", escreveu Abrãao Vicente na sua página de Facebook. O ministro indicou que a decisão será ratificada em Dezembro em Colombia, mas essa é uma questão técnica que não afecta a decisão. 

No post do anúncio de comemoração, além de uma selecção de fotografias alusivas à morna, incluindo a que aqui replicamos, o ministro partilha um trecho do documento que mostra a decisão do Comité de "inscrever a Morna, prática musical de Cabo Verde na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade".

image

A candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade foi entregue, pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na UNESCO a 26 de Março do ano passado.

Neste processo, Cabo Verde contou com o apoio de Portugal tendo Paulo Lima, especialista na elaboração de processos de candidatura a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, estado no país para uma missão de assessoria técnica de apoio à instrução da candidatura.

A 27 de Fevereiro, o parlamento aprovou, por unanimidade, a data de 03 de Dezembro como Dia Nacional da Morna, dia em que nasceu Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido por B. Léza (1905 - 1958), um dos maiores compositores do género musical.

O Dia Nacional da Morna visa homenagear todos os outros compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização do género musical.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,7 nov 2019 23:02

Editado porAndre Amaral  em  26 jul 2020 23:21

2

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.