Segundo o IPC, esse aumento é consequência de um conjunto de investimentos realizados pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural.
E é “um aumento significativo tendo em conta que o roteiro turístico da Cidade Velha foi reaberto em Junho de 2021 e no último semestre do mesmo ano registou 2.549 visitantes”, indica.
Este incremento de visitas, conforme explicitou o IPC, vem no seguimento dos investimentos feitos nomeadamente a reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Reabilitação da via de acesso Fortaleza/Sé; Construção do passadiço acessível para pessoas com dificuldades de locomoção no interior da Fortaleza Real de São Filipe; Introdução do áudio guia para pessoas com deficiência auditiva; Acções de sensibilização da comunidade sobre a importância da salvaguarda do património histórico-cultural etc.
O IPC indicou que desses 8991 visitantes do Roteiro Turístico da Cidade Velha , 3914 são nacionais e 5077 estrangeiros.
A mesma fonte avançou que neste momento estão em curso o projecto de reabilitação do Forte São Veríssimo e a musealização das Ruínas da Igreja da Nossa Senhora da Conceição.
O Instituto acrescentou que são projectos que impulsionarão a criação de novos serviços para acolher e vão proporcionar experiências culturais e de lazer aos visitantes e o desenvolvimento económico das famílias.