Numa nota enviada, Ana Margarida Mestre, Ponto Focal do projecto explica que o evento público acontece no Centro Cultural da Cidade Velha, e conta com a apresentação das actividades desenvolvidas ao longo de um ano, com artesãs, jovens, alunos e professores do município da Ribeira Grande de Santiago, que deram origem ao primeiro livro desta colecção “Ilhas e Encantamentos”. O projecto é também desenvolvido em Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Segundo o programa do evento, no decorrer do lançamento serão distribuídos kits pedagógicos pelas escolas do município, assim como anunciado o concurso “Fundo de Apoio a Iniciativas Locais”.
O projecto “Ilhas e Encantamento”, conforme indicou Ana Margarida Mestre, tem como principal objectivo contribuir para a criação de emprego sustentável através da produção, publicação e divulgação/comercialização de literatura para a infância e juventude; assim como mobilizar o poder criativo e educativo do património, em suportes diversificados e apelativos de literatura infantojuvenil, numa dinâmica de cooperação Sul-Sul.
“O projecto “Ilhas e Encantamentos” é apoiado pelo PROCULTURA promoção do emprego e actividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste, acção do programa Palop-TL e a UE, financiado pela União Europeia em Moçambique, co-financiado e gerido pelo Camões, I.P”, acrescenta.
Estarão ainda presentes no evento representantes das entidades parceiras do projecto Procultura, União Europeia e Camões. IP., assim como representantes das instituições/entidades locais, nomeadamente, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Instituto do Património Cultural (IPC) e a Delegação Escolar.
O projecto foi implementado pela Associação Marquês de Valle Flor em parceria com a SPHAERA MUNDI (Cabo Verde), Artissal (Guiné-Bissau), Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (Ilha de Moçambique) e Casa da Cultura (São Tomé e Príncipe).
Dia Mundial da Língua Portuguesa
O Centro Cultural Português da Praia apresenta no dia 7 deste mês, o concerto “Sinédoque Piano, Poesia e Outras Simbioses”, com Ivo Canelas (recitante) e João Vasco (piano). O concerto acontece no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra a 5 de Maio.
Segundo uma nota do Centro Cultural Português na Praia, trata-se de um concerto criado, integralmente, com obras inéditas para piano e recitante, com poesia portuguesa e música portuguesa.
O actor Ivo Canelas, conhecido e respeitado pelo grande público, mas também pelo público apreciador de teatro e poesia, interpreta os poemas e é responsável pela direcção artística do espectáculo.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1118 de 3 de Maio de 2023.